Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

16/09/2019 - 00:19

Sao Luis: Céu Limpo, 26 °C

São Luís ocupa 23° posição em mortalidade infantil, aponta ICE

São Luís ocupa 23° posição em mortalidade infantil, aponta ICE

O movimento Nossa São Luís, lançou pela terceira vez, os indicadores sociais de São Luís. Uma espécie de mapa sócio-econômico formado por 75 indicadores divididos em áreas temáticas como saúde, educação, violência e juventude.

Os trabalhos são coordenados pelo Observatório Social de São Luís e traz dados atualizados a respeito dessas áreas.  Em geral, o sistema de indicadores sociais de 2011 revela grandes desafios. São Luís aparece abaixo da média na maior parte das áreas apuradas.

A saúde, por exemplo, é apontada pelo observatório como o ponto fraco da cidade. O observatório publica 15 diferentes indicadores dentro da temática saúde que juntos, dão a dimensão do grande desafio colocado para governantes e sociedade. A capital ocupa as últimas posições em mais de dez desses indicadores. Alguns deles denunciam a baixa qualidade de vida de boa parte da população Ludovicense.

Em mortalidade infantil, a cidade ocupa a 23° posição, com 300 óbitos de crianças até um ano, só em 2011. Mas mesmo antes do nascimento, as crianças de São Luís estão expostas a situações de risco. Mais da metade das mulheres grávidas, 59,96%, têm pré-natal insuficiente – abaixo de sete consultas durante toda a gestação.

Ainda são altos também os índices de internação de crianças por infecção respiratória e por doenças diarréicas agudas. Esses indicadores têm relação direta com as condições de saneamento básico e meio ambiente da cidade.

São Luís também é a segunda capital em mortalidade por câncer de colo de útero. Perde apenas para Manaus. A cura desse tipo câncer, assim como diversos outros, está relacionada ao diagnóstico precoce, neste caso obtido através de um simples exame preventivo ginecológico que deveria estar disponível a todas as mulheres.

Já no quesito educação, São Luís se posicionou melhor, quando foram comparados os dados de outras capitais. É o caso da cobertura em pré-escola, onde a capital ocupa a 2° melhor posição nacional. Bom resultado também na avaliação do Ensino Fundamental, onde São Luís aparece em 7° lugar no IDEB.

Mas o grande desafio continua sendo a alfabetização dos cidadãos ludovicenses. Mais de 36 mil pessoas ainda são analfabetas na cidade. Dessa forma, os indicadores representam uma ferramenta com a principal finalidade de dar subsídios a ações de governo e de diversas entidades interessadas em colaborar com o desenvolvimento de São Luís.

reportagem: Rayssa Alves





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg