Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/01/2019 - 18:20

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 29 °C

Fundador do Grupo Cidade de Comunicação recebe homenagem da ALEMA

Fundador do Grupo Cidade de Comunicação recebe homenagem da ALEMA

A Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (05) a cerimônia de entrega da Medalha do 4° centenário de São Luís. 400 personalidades maranhenses serão homenageadas, entre elas, o político e empresário Raimundo Lisboa Viera da Silva (in memorian), fundador do Grupo Cidade de Comunicação.

A entrega da medalha representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de São Luís no século XX.

Raimundo Vieira da Silva

O fundador do Grupo Cidade nasceu no dia 02/11/1922. Foi casado durante 60 anos com Maria do Rosário Almeida Vieira da Silva. Com ela teve três filhos: Marco Antonio, Paulo Sérgio e Fabiano Viera da Silva. Deixou sete netos e três bisnetos.

Raimundo Vieira da Silva foi Deputado Estadual (1958 - 1963) e Federal (1964 – 1992). Além disso, foi membro a Assembleia Nacional Constituinte (1988) e suplente de senador. Ele foi também Chefe da Casa Civil do Governador do Ex-território federal do Iguaçu (1946) e Delegado Regional do IPASE, MA (1963).

Ao sair da vida política, devido a problemas de saúde, Vieira da Silva passou a se dedicar a sua maior paixão, sua empresa de comunicação TV Cidade, antiga Rádio Ribamar Ltda, que deu origem ao Grupo Cidade.

Mas sua atitude pioneira começou bem antes. Ele foi fundador e proprietário da Companhia Telefônica do Maranhão (Cotema). Sucedida pela Telecomunicações do Maranhão S/A, depois Telemar e atualmente Oi.

Por causa de seu pioneirismo, Vieira da Silva, recebeu inúmeras homenagens, entre elas, Ordem do Mérito Mauá (do Ministério dos Transportes), Medalha do Mérito Timbira (do Governo do Maranhão) e a Ordem da Cidadania (dada pela Constituinte. Em 1982, foi considerado, pela Fundação Bandeira Tribuzzi, Empresário do Ano. Foi ainda considerado Personalidade do ano de 2007 pelo 4° Congresso de Jornalistas e Radialistas do Maranhão. 

Quando ainda exercia mandato na Câmara dos Deputados, recebeu  as condecorações Ordem do Ipiranga e Grão-Mestre do Governo do Estado de São Paulo em 1981.

Participou de inúmeras missões especiais, entre elas Visita especial aos Estados Unidos da América, a convite da Standard Electric S.A., para conhecer o moderno sistema de telefonia urbana (1973). Foi ainda integrante da Comissão que representou a Câmara dos Deputados nas solenidades de posse do Dr. Luiz Rocha, MA, (1983) e participou da Missão oficial de paz, a convite do Governo do Iraque (1984).

Raimundo Vieira da Silva faleceu com 85 anos no dia 30 de julho de 2007 com falência múltipla dos órgãos.

 

 





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 

E-mail:

greg