SuaCidade Mobile

Espetáculo recria a Paixão de Cristo em releitura social

Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

Alimentos arrecadados durante Gincana Cidade de São Luís são entregues a ONGs

Semana Santa: Prefeitura decreta ponto facultativo em órgãos municipais

Galeria Trapiche recebe debate sobre azulejaria de fachada nesta quarta (16)

Prefeitura intensifica ações de iluminação pública no Recanto dos Vinhais

Sampaio recebe reforços para encarar Copa do Brasil e Série B

Votação do marco civil da internet fica para terça-feira (22)

Espetáculo Via Sacra chega a sua 33ª edição em São Luís

Aumenta o número de processos contra menores infratores

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Espetáculo recria a Paixão de Cristo em releitura social

Espetáculo recria a Paixão de Cristo em releitura social

No período em que a liturgia cristã celebra a Semana Santa, a Companhia Maranhense de Teatro (Comarte) apresentará no palco do Teatro da Cidade (Antigo Cine Roxy) a peça “Ele Vai Voltar”, uma narrativa crítica e social da tradicional Paixão de Cristo.

O espetáculo entra em cartaz nesta quinta (17) e fica até o domingo (20), com sessões às 18h e 20h. O Teatro da Cidade é um equipamento cultural da Prefeitura de São Luís que integra a política de fomento à cultura da cidade.

Temática

Como seria a vinda de Jesus nos dias hoje? Qual sentido de humanidade o profeta cristão viria anunciar? A partir destas reflexões, o espetáculo vai recontando a história da Paixão de Cristo, desde o nascimento até a crucificação, passando pelo debate de questões sociais como a poluição ambiental, o trabalho infantil, a diversidade sexual, entre outros temas.

“Queremos trazer mais humanidade para a imagem de Cristo, aproveitando o período da Semana Santa para oferecer ao público um espetáculo reflexivo, que resgata os valores cristãos nos tempos atuais, com os problemas que temos hoje: guerra, corrupção, miséria, catástrofes”, explicou Elton Lima, produtor do espetáculo.

Com texto de José Raimundo Gonçalves, a produção do espetáculo é quase um musical, com sete atores e bailarinos em cena. Na trilha sonora, músicas tradicionais e populares.

Segundo Josimael Caldas, diretor do espetáculo, a produção é acima de tudo, a demonstração do anseio de lutar por melhores condições de vida dizendo não às mazelas sociais. “É acreditar, que somos capazes de construir uma sociedade nova pautados na fé, sendo as artes cênicas elementos primordiais dessa construção”, finalizou Caldas.

“Ele Vai Voltar” tem direção de Josimael Caldas, produção e coreografias de Elton Ricardo Lima, iluminação de Jadsuel Monteiro e no elenco os atores e dançarinos: Bruno Oliveira, Gabriel Marlen, Jéssica Adelany, João Olicar, Rita Caldas e Sábita Lopes.

 

Serviço

O que: Espetáculo “Ele Vai Voltar”, da Companhia Maranhense de Teatro (Comarte)

Quando: 17 a 20 de abril, às 18h e 20h

Onde: Teatro da Cidade - Rua do Egito (Antigo Cine Roxy)

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia) na bilheteria do Teatro

Mais informações: 8825-0379 / 8844-4919

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

Simulado da Defesa Civil prepara população para situação de risco

A Prefeitura de São Luís realizou nesta quarta-feira (16) o 2º Simulado de Proteção e Defesa Civil. O exercício foi promovido pela Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc), no Residencial Piancó, na Vila Embratel.

O eixo Itaqui-Bacanga foi escolhido por ter o maior número de pontos de risco de deslizamento de encostas, foco da simulação.

O secretário adjunto da Semusc, George Bezerra, ressaltou que treinamentos como este são essenciais para garantir maior eficiência dos resgates em caso de sinistros.  “O Brasil tem uma área de relevo e de chuvas constantes, e, no Maranhão, estamos em uma região de Pré-Amazônia, na qual incide um maior volume de chuvas e por consequência disso, temos um maior número de deslizamento de encostas. É indicação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior o reforço de todos os padrões de segurança junto à população, o que inclui as ocorrências naturais”, finalizou.

Para a superintendente de Defesa Civil Municipal, Elitânia Barros, o simulado serve para treinar a equipe de resposta a desastres e para despertar na comunidade a situação de risco. “Em nosso histórico das comunidades onde já fizemos esse tipo de treinamento, as pessoas voltam a ter percepção e uma preocupação maior com suas vidas”, afirmou.

Os moradores receberam capacitação sobre os procedimentos em desastres naturais e foram adequadamente orientados a agir nestes casos, conforme indicação dos órgãos especializados na área. Entre as situações simuladas no exercício estão o resgate a vítimas com fraturas, deslizamento de encostas com soterramento e socorro a vítimas isoladas.

“Estamos aqui realizando a conscientização da população e treinando nossos profissionais de resgate para situação de desastres, em que eles passarão por uma ocasião de deslizamento com vítimas, para futuramente saberem como agir em caso de emergência”, disse o tenente do corpo de bombeiros, Marcelo Ribeiro.

O simulado foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão, Resgate Anjos da Vida, Plan e Defesa Civil do Estado.

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Alimentos arrecadados durante Gincana Cidade de São Luís são entregues a ONGs

Alimentos arrecadados durante Gincana Cidade de São Luís são entregues a ONGs

A Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (16), os alimentos arrecadados na I Gincana Cidade de São Luís.

A distribuição foi feita por equipes das secretarias de Desportos e Lazer (Semdel) e da Criança e Assistência Social (Semcas), com representantes dos times que realizaram a coleta durante a competição. Mais de uma tonelada de produtos foi coletada na I Gincana Cidade de São Luís.

“É importante esse trabalho solidário, pois nos estimula a trabalhar ainda mais em prol da nossa população. Esse sempre foi um pedido do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Hoje foi um dia que revitalizou o nosso espírito”, declarou o secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha.

Duas instituições foram selecionadas pela Semdel para receber os alimentos: a Casa Solidariedade é Vida, no bairro Fé em Deus, que trabalha com crianças filhas de portadores do vírus HIV; e a Associação das Senhoras de Caridade São Vicente de Paulo, na Divineia, que atende idosos.

“Nós só temos a agradecer. Temos algumas dificuldades e as nossas crianças precisam desse apoio. A alimentação é uma parte importante na vida deles, até pela medicação pesada a que eles são submetidos”, agradeceu a Irmã Mônica, responsável pela Casa Solidariedade é Vida.

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Semana Santa: Prefeitura decreta ponto facultativo em órgãos municipais

Semana Santa: Prefeitura decreta ponto facultativo em órgãos municipais

A Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nessa quinta-feira (17).

Com o feriado da sexta-feira da Paixão (18) e de Tiradentes, na segunda-feira (21), o expediente voltará ao normal nos órgãos municipais na terça-feira (22).

Durante feriados municipais e ponto facultativo, os serviços públicos considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros - devem garantir o atendimento por escalas de serviço ou plantão. Neste feriado também será mantido o funcionamento do setor de protocolo da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Plantão

Durante a Semana Santa, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) disponibilizará equipes para coleta de resíduos e varrição. As demandas referentes à iluminação pública serão atendidas por grupos de monitoramento.

A Semosp lembra ainda que qualquer sugestão, crítica ou informação referente à iluminação pública pode ser feita pelo número 0800 284 8082.

 

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Galeria Trapiche recebe debate sobre azulejaria de fachada nesta quarta (16)

Galeria Trapiche recebe debate sobre azulejaria de fachada nesta quarta (16)

Azulejaria de Fachada é o tema da palestra que será ministrada pelo professor e especialista em azulejaria, Paulo César Alves de Carvalho, nesta quarta (16), às 19h, no salão da Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande).

A palestra faz parte de uma série de atividade promovidas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func).

 Serão discutidos aspectos históricos e estéticos do uso de azulejos em fachadas e prédios de São Luís e a permanência da azulejaria como um recurso arquitetônico. A capital maranhense, reconhecida mundialmente como patrimônio cultural, especialmente pelo conjunto arquitetônico com fachadas e azulejarias portuguesas do Século 19, ainda mantém o uso da azulejaria como recurso estético e funcional.

 Segundo o pesquisador, o hábito da azulejaria em fachadas começou no Brasil, com a chegada dos portugueses. Os brasileiros emergentes usavam azulejo de banheiro e cozinha para revestir espaços inteiros das fachadas. Hábito que se repete hoje na periferia.

 “O que a gente observa é que tem se tornado cada vez mais econômico o uso de pequenos azulejos em formato de pastilhas. Para os mais ricos ficou cafona, mas para os mais pobres tornou-se um objeto funcional e esteticamente interessante”, explicou Paulo César. A palestra dá continuidade ao tema da azulejaria já discutida pelo pesquisador no dia 03 de abril, quando tratou da gênese da azulejaria maranhense.

Sobre o palestrante – Paulo César é professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão, licenciado em Educação Artística e Plástica pela UFMA (1985), especialista em História do Maranhão (2004), com pesquisas na área de Conservação e Restauração de Azulejos, tendo participado da Criação do Museu do Azulejo no Maranhão para a Universidade Federal do Maranhão em 2003

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Prefeitura intensifica ações de iluminação pública no Recanto dos Vinhais

Prefeitura intensifica ações de iluminação pública no Recanto dos Vinhais
A Prefeitura de São Luís intensificou as ações de limpeza e melhorias na iluminação pública em toda a capital.
 
Depois das intervenções realizadas na Cohab, na semana passada, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) estiveram no Recanto dos Vinhais realizando serviços de manutenção e ampliação da rede de iluminação pública nas principais vias do bairro.
 
“As luminárias da região eram antigas e nunca haviam sido trocadas. A determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi que colocássemos luminárias de grande potência luminotécnica, que alcançam uma área maior e possuem maior durabilidade, demonstrando a preocupação da gestão com a segurança pública”, destacou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.
 
Na Rua 1 do Conjunto dos Ipês no Recanto dos Vinhais foram realizadas trocas de luminárias X21 por 400 watts de potência, de vapor metálico, em 16 postes, garantindo iluminação adequada para oferecer segurança e trafegabilidade no local. Também foram realizadas substituições de lâmpadas de 100 e 70 watts por luminárias de 250 watts em 33 postes ao longo de toda a extensão das ruas Alameda Andrômeda e Transjordânia.
 
O secretário Antônio Araújo ressaltou que o trabalho de manutenção funciona diariamente no município para garantir a permanência e durabilidade das novas luminárias, estabelecendo um novo conceito na área de iluminação pública da cidade.
 
Limpeza
 
Além do trabalho na área de iluminação, 150 agentes de limpeza realizaram varrição, capina, roço e remoção de lixo em áreas indevidas nos logradouros do bairro. Uma campanha em prol da educação ambiental também foi aplicada, com distribuição de folders explicativos sobre a importância da manutenção da limpeza pela comunidade. 
 
Para o presidente da Associação de Moradores do Recanto dos Vinhais, Joel Cid, os serviços executados no bairro demonstram a preocupação da atual gestão em dialogar com a comunidade. “Fomos ouvidos e atendidos, discutimos as necessidades e estamos vendo as equipes trabalharem. É esse tipo de gestão participativa que fará a cidade ser ainda melhor”, afirmou.
 
O conjunto de melhorias integra o Programa Avança São Luís através das ações para melhoria na infraestrutura da capital. Os trabalhos são desenvolvidos por equipes de vários setores da Semosp, proporcionado ações de drenagem, limpeza, pavimentação e iluminação pública, de forma a proporcionar melhor eficiência nos serviços prestados à população.
 
 
Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Sampaio recebe reforços para encarar Copa do Brasil e Série B

Sampaio recebe reforços para encarar Copa do Brasil e Série B

Após levantar a taça de campeão do Campeonato Maranhense, o Sampaio Corrêa recebe reforços para encarar os jogos da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro.

A mais recente contratação do time foi o lateral direito Gabriel Cassimiro, apresentado nesta terça-feira (15). O lateral direito estava no Resende e chega ao clube maranhense para disputar posição com Paulo Ricardo.

A diretoria do clube já confirmou a vinda do goleiro Luiz Muller, dos zagueiros Edimar e Luis Otávio, do lateral esquerdo William Simões, dos meias Valber e Vinícius Cazão e os atacantes David Batista, Waldir e Derick.

Veja mais na reportagem:

 

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Votação do marco civil da internet fica para terça-feira (22)

Votação do marco civil da internet fica para terça-feira (22)

Pedido de vista coletiva levou ao adiamento da votação da proposta do marco civil da internet (PLC 21/2014) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). Nova reunião para votar a matéria foi convocada para a terça-feira (22). O projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na web.

Durante a reunião desta quarta-feira (16), convocada extraordinariamente, o presidente do colegiado, senador Zezé Perrella (PDT-MG), apresentou relatório sobre o projeto em que defende a aprovação do mesmo texto encaminhado pela Câmara dos Deputados, com ajustes de redação.

Após a análise na CCT, o projeto passará pelas Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ao ler seu parecer, Zezé Perrella lembrou que o projeto foi resultado de intensos debates na Câmara e que recebeu apoio de entidades da sociedade civil e de especialistas em duas audiências públicas promovidas no Senado.

Senadores da base governista vinham defendendo a aprovação do projeto com urgência, sem mudanças, a tempo de transformá-lo em lei até o evento Net Mundial, que será realizado em São Paulo entre os próximos dias 23 e 24.

Entre os principais pontos do projeto, está o artigo 9º, que protege a neutralidade de rede. Ou seja, o tratamento isonômico de quaisquer pacotes de dados, sem distinção de preços para a oferta. A regra determina tratamento igual para todos os conteúdos que trafegam na internet.

Assim, os provedores ficam proibidos de discriminarem usuários conforme os serviços ou conteúdos que eles acessam - cobrando mais, por exemplo, de quem acessa vídeos ou aplicações de compartilhamento de arquivos (que exigem maior utilização de banda).

Além da neutralidade de rede, outro pilar da proposta é a garantia do direito à privacidade dos usuários, especialmente à inviolabilidade e ao sigilo de suas comunicações pela internet.

O texto determina que as empresas desenvolvam mecanismos para garantir, por exemplo, que os e-mails só serão lidos pelos emissores e pelos destinatários da mensagem, nos moldes do que já é previsto para as tradicionais cartas de papel.

O projeto também assegura proteção a dados pessoais e registros de conexão e coloca na ilegalidade a cooperação das empresas de internet com departamentos de espionagem de Estado como a NSA, dos Estados Unidos.

O artigo 19, que delega à Justiça a decisão sobre a retirada de conteúdos também é visto como um dos principais pontos do marco civil. Atualmente, vários provedores tiram do ar textos, imagens e vídeos de páginas que hospedam a partir de simples notificações.

Encaminhado pela Presidência da República em 2011, o marco civil foi aprovado na Câmara dos Deputados no final de março deste ano, depois de estar em pauta por dois anos. No Senado, o texto já chegou com pedido de urgência constitucional, ou seja, com prazo de 45 dias para análise.

A proposta começou a ser discutida em 2009 e foi elaborada pelo governo tendo como base o documento “Princípios para a governança e o uso da internet”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O texto, que passou por consulta pública entre 2009 e 2010, busca estabelecer uma regulamentação geral sobre o uso da internet.

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Espetáculo Via Sacra chega a sua 33ª edição em São Luís

Espetáculo Via Sacra chega a sua 33ª edição em São Luís

A 33ª edição do espetáculo Via Sacra, que trará para as ruas do bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a tradicional encenação da morte e ressurreição de Cristo, com a participação de cerca de 4.900 pessoas da comunidade, entre integrantes da produção, técnicos e atores.

Este ano, o tema da Via Sacra é "33 anos: Uma vida por nós", comemorando os 33 anos de nascimento, morte e ressurreição de Cristo e os 33 anos de realização da Via Sacra pelo Grupo Independente de Teatro Amador (Grita).

A encenação acontecerá nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a partir das 18h.

Página Inicial

Versão Clássica

SuaCidade Mobile

Aumenta o número de processos contra menores infratores

Aumenta o número de processos contra menores infratores

A maioria dos processos ajuizados na 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís envolvem adolescentes com idade entre 16 e 17 anos.

Entre os 1.009 ações que tramitam na unidade judiciária, registros de infrações de roubo, furto, tráfico de entorpecentes e até homicídio. Por esses atos infracionais, eles cumprem medidas socioeducativas que vão desde reparação de danos a internação.

Para o juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude, José dos Santos Costa, o aumento nos registros de violações praticadas por menores infratores reflete a situação

“Assim como está crescendo a criminalidade no estado, e aqui em São Luís principalmente, nós estamos sentindo também um crescimento do envolvimento de adolescentes nesta situação de criminalidade”, indicou.

A superlotação das unidades e o cumprimento das medidas sócio-educativas ainda são as principais dificuldades encontradas.

Com capacidade para 30 adolescentes, O Centro de Juventude Canaã (CJC) no Vinhais abriga 50 menores infratores. A pedido do magistrado, a unidade foi interditada parcialmente em função do número elevado de internos.

Outros doze adolescentes estão cumprindo pena na unidade da FUNAC (Fundação da Criança e do Adolescente), localizada no bairro Alto da Esperança, na área Itaqui-Bacanga em meio fechado (semiliberdade e internação).

Em regime aberto (prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida) os infratores cumprem as penas nos Centros de Referência Especializada e Assistência Social (CREAS) dos bairros São Cristovão, São Francisco, Turu, Cidade Operária e Centro.

Além desses centros, há adolescentes cumprindo pena de semiliberdade em unidade masculina, no bairro Monte Castelo; e em unidade feminina no Anil.

Redução da Maioridade Penal

Para o juiz José dos Santos Costa, em tempos onde se discute a redução da maioridade no país, a alternativa não se apresenta como a mais viável. “Eu acredito que não vai fazer diferença. Porque você vai só deslocar esses adolescentes para o sistema carcerário”. O magistrado faz ainda um questionamento e estabelece uma relação direta entre o aumento no número de detidos e o criminalidade no estado. “Não é preciso estudar para saber qual é a causa que está levando tanta gente a se envolver em crimes”, argumenta.

Assista a reportagem:

 

Página Inicial

Versão Clássica