Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

30/05/2017 - 06:12

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 24 °C

Obras na Concha Acústica devem terminar em abril

Obras na Concha Acústica devem terminar em abril

A obra de revitalização da Concha Acústica da Lagoa da Jansen será concluída no final de abril. Ainda no Complexo da Lagoa, a segunda etapa da praça, que se estende à construção na área onde funcionava a antiga administração da Lagoa, o investimento é de mais de R$ 900 mil. A ideia é mudar o cenário de abandono deixado por décadas pela antiga administração do estado, e revitalizar estes espaços, proporcionando lazer e mais segurança para a população.

Diante do compromisso assumido com a população, o governador Flávio Dino vem realizando ações efetivas que valorizam espaços públicos e culturais, como tem sido na recuperação de toda a estrutura da concha acústica, onde inclui um novo palco, camarins, piso, banheiro externo, arquibancada e calçada do entorno. O projeto visa atender pessoas de diferentes idades e demandas, criando um ambiente de integração social por meio da arte e da música.  O espaço tem capacidade de receber mais de 2 mil pessoas.

Já foram concluídas as intervenções na cobertura metálica, nas paredes e arquibancadas, além da reforma da bilheteria e camarotes. Paralelo ao trabalho, toda equipe técnica empenhou esforços na instalação do forro e do palco, garantindo a acústica necessária no ambiente. Outros avanços na obra são as instalações do novo piso industrial, pintura, urbanização, a implantação das portas, basculantes, louças e metais. Já na parte elétrica estão sendo tomados os cuidados necessários para garantir som e luz durante as futuras apresentações culturais e artísticas.

Após o término da obra, a Sinfra entregará a administração do espaço para a equipe da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), que será responsável pela produção de shows e eventos no local. “Até o dia 31 de abril a obra deve ser concluída e repassada para a Sectur. Mas, neste momento, nós estamos revitalizando tudo e demos uma nova cara, com o reforço estrutural de toda a concha. O modelo atual recebeu uma melhor qualidade na edificação, onde contemplamos a parte externa e a parte do acabamento. A ideia é distribuir melhor os espaços para utilização do público e dos artistas, durante os eventos”, afirma o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino, a Concha Acústica, assim como todo o complexo da Lagoa, servirá como mais uma vitrine para os artistas do Maranhão e de opção de lazer para moradores e turistas. “O espaço, além de ser uma área de magnitude, será mais um instrumento de incentivo ao artista da terra, além de proporcionar ao público mais uma alternativa de lazer e cultura. Fico muito feliz em saber que estamos dando os passos na direção correta para valorizar e preservar nossas manifestações culturais e artísticas”, comentou Galdino.

A Lagoa da Jansen, que já é um dos mais belos cartões postais de São Luís e que atrai milhares turistas, tem se tornado cada vez mais valorizada. Na área onde antes era um terreno baldio, o cenário passou a ser composto por praças com diversos equipamentos sociais que transformaram o espaço em um moderno complexo de diversão e convivência.

Extensão da Praça da Lagoa

Renovada e revitalizada, a concha se junta ao complexo de investimentos da Lagoa, como a praça, obra do governo Flávio Dino, que custou R$ 2,5 milhões e que criou um novo ponto turístico de lazer para moradores e visitantes. A área útil da praça está sendo ampliada, no ponto onde funcionava a antiga administração da Lagoa, e contará com um amplo espaço e a instalação de novos equipamentos de lazer, dando destaque para o brinquedo “Foguetinho”, com mais de 10 metros de altura, que segue o protótipo do instalado no Parque da Cidade, em Brasília. A previsão de entrega desta praça é até julho.

Preservação Ambiental

O meio ambiente está plenamente contemplado e conservado na Praça da Lagoa. Um total de 35 espécies já existentes no local foram aproveitadas, somando no paisagismo e urbanismo sustentável. O Circuito de Caminhada, outro ambiente da praça, é composto de área sombreada na parte externa da praça, com bancos ao longo do trecho e onde também estão as vagas de estacionamento. A iluminação foi instalada com objetivo de garantir beleza e segurança aos usuários. A praça possui ainda oito estacionamentos com mais de 50 vagas.





Notícias

Enquete

Você é a favor do Uber em São Luís?:

E-mail: