Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

17/12/2017 - 03:16

Sao Luis: Céu Limpo, 26 °C

Palco Giratório inicia edição 2017 com espetáculos e oficina circense

Palco Giratório inicia edição 2017 com espetáculos e oficina circense

Completando 20 anos de difusão e fortalecimento da arte brasileira, o Palco Giratório desembarca em São Luís nos dias 21, 22 e 23 de abril para dar início à edição 2017 do projeto que é promovido Sesc.

Trazendo para o público maranhense espetáculos gratuitos nas linguagens teatro, dança e circo, além de intervenções e ações formativas, a agenda da 1ª etapa de circulação inclui dois espetáculos circenses e uma oficina para profissionais, estudantes e interessados em geral na mesma linguagem.

O espetáculo “Palafita”, com classificação etária 12 anos, apresenta o equilíbrio entre os corpos na técnica do mão a mão, explorando as possibilidades de ocupação de espaço em que habitam e a construção de novas formas dentro dele.

As imagens formadas em cena pelos dois artistas remetem às palafitas – casas construídas acima do nível da água, sustentadas por estacas. O conceito de morada cria a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana. O espetáculo acontece no dia 21 de abril, a partir das 19 horas, na Casa do Maranhão.

A produção é do grupo Fuzuê que atua artisticamente no estado do Ceará desde 2006, sistematizando atividades corporais de pesquisas, experimentações, estudos práticos e teóricos na linguagem do circo, teatro e da dança. Com mais de dez anos de atuação, o coletivo instiga discussões éticas, estéticas e políticas sobre o corpo e seus elementos no mundo contemporâneo.

No dia seguinte, 22 de abril, “Héstias”, do Coletivo O Circo Tá na Rua (MA), abrilhanta o palco da Casa do Maranhão. A partir das 18 horas, o público poderá conferir a apresentação que investiga o universo feminino através dos elementos circenses tecido acrobático, acrobacia de solo e malabares de fogo. Refletindo as experiências das atrizes que compõem o espetáculo, o objetivo é denunciar a violência contra a mulher de uma forma mais ampla.

O Coletivo “O Circo Tá na Rua” existe desde 2013 e se propõe a construir um espaço de troca, multiplicação e divisão da arte do circo mediante treinos semanais gratuitos e públicos na Praça Nauro Machado, todas as segundas das 18 às 21h30, no Centro Histórico de São Luís. Nos encontros, a população tem acesso aos materiais para o aprendizado das técnicas circenses, em um grande treino coletivo, construindo um espaço de formação, discussão e revitalização da arte circense.

Fechando a 1ª etapa, a oficina “Corpo, Imagem e Sobrepeso” visa compartilhar a pesquisa técnica e artística desenvolvida pelo grupo Fuzuê (CE) na construção dos trabalhos “Palafita” e “Desistência Poética”. A partir da técnica da acrobacia combinada e do contato improvisação serão propostos jogos e procedimentos para a investigação corporal, explorando o peso do outro como estudo de composição imagética.

Destinada a atores, bailarinos, circenses, estudantes e interessados em geral, a oficina acontecerá no dia 23 de abril, das 13 às 16 horas e das 16h30 às 19h30, Casarão Ângelus Novus. Com 20 vagas disponíveis, as inscrições encontram-se abertas no setor de cultura, no Sesc Deodoro. Informações pelos telefones (98) 3216-3853 ou 3216-3860 ou pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com

Palco Giratório no Maranhão

Nesta edição, o Sesc do Maranhão receberá sete grupos artísticosdas cinco regiões brasileiras, os quais foram criteriosamente selecionados para participar e itinerar pelo Brasil com suas produções, a fim de garantir a execução de uma das principais características do trabalho do Sesc: a qualidade. E pela primeira vez o estado está incluído no roteiro do Circuito Especial do projeto, que homenageia artistas e grupos que contribuíram para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil.

No Maranhão as ações se desenvolverão em três etapas, distribuídas nos meses de abril, maio, junho, julho e novembro, e ocorrerão nas cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Caxias e Itapecuru Mirim, com o recebimento de 07 grupos artísticos de outros estados, e entre as ações: 10 espetáculos, 01 performance, 01 intervenção urbana, 55h de oficinas, 04 pensamentos giratórios e 02 intercâmbios.

Agenda da 1ª etapa

Espetáculo Palafita
GRUPO FUZUÊ/CE
Dia: 21 de abril
Hora: 19h
Local: Casa do Maranhão

Espetáculo Héstias
O Circo Tá Na Rua/MA
Dia: 22 de abril
Hora: 18h
Local: Casa do Maranhão

Oficina "Corpo, Imagem e Sobrepeso”
Grupo Fuzuê/CE
Dia: 23 de abril
Hora: 13 às 16h / 16h30 às 19h30
Local: Casarão Ângelus Novus

Informações Sesc

 





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 


E-mail:

greg