Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

22/09/2019 - 18:42

Sao Luis: Algumas Nuvens, 27 °C

Turismo prevê grande movimento durante o São João maranhense

Turismo prevê grande movimento durante o São João maranhense

Empresários, agências e instituições ligadas ao setor de turismo avaliam que o São João maranhense em 2017 terá público e arrecadação maiores em relação ao ano passado. A expectativa positiva está relacionada às ações do Governo do Estado para impulsionar o turismo, além da recuperação do setor, impactado fortemente pela crise financeira do país.

“As pessoas estão gradativamente voltando a viajar e acreditamos que, com apoio do Governo do Estado, a movimentação durante o período será muito boa. Já estou recebendo contato de pessoas que tem interesse em vir para o estado no período. Estamos muito otimistas”, diz Maria Antonieta Sá Uchôa, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) e proprietária de uma Agência de Turismo em São Luís.

Para João Antônio Barros Filho, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e proprietário de uma pousada na orla da capital, a ação do Governo maranhense de despoluição das praias é fundamental para aquecer ainda mais o turismo durante as festas de São João:

“Nós estamos muito esperançosos em relação à ocupação hoteleira este ano. O projeto de balneabilidade nas praias é muito importante, esperamos que o governo dê continuidade e fortaleça as ações com a conclusão da Estação de Tratamento do Anil”.

Ações

Entre as ações da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), está a divulgação do São João como produto turístico. Realizadas desde março, essas ações incluem a promoção junto aos meios de comunicação especializados na imprensa nacional, atuação junto a operadores de turismo e agências de viagens.

“O São João do Maranhão já é destaque em algumas das principais revistas de viagem do país. A revista Qual Viagem, segunda maior do setor, publicou matéria especial de 11 páginas destinada ao público A e B de São Paulo em abril”, diz Cristiane Miranda Müller, superintendente de Turismo da Sectur.

“Também temos até junho, anúncios do São João maranhense na revista de bordo da principal companhia aérea brasileira, além de outras ações especiais”, acrescenta. O Governo do Maranhão também expõe ações de promoção turística para o público internacional por meio de parceria com a Embratur e press-trips com a imprensa internacional.

Inovação

O jornalista Marcos Davi Silva Machado, da Associação Maranhense de Mídia Especializada em Turismo (Ammetur), acredita que as inovações promovidas pelo governo na organização do São João também serão importantes para a atração de mais turistas:

“Ano passado a Sectur lançou edital de concessão de pontos para barracas de alimentos e bebidas durante o período de São João em arraiais oficiais. Foi uma forma muito interessante de aproximar quem comercializa com o público em geral. Inovações como essa são muito importantes para um setor como o turismo”.

Para Marcos Davi, as inovações são fruto do que ele considera bom esforço do Governo do Estado para dialogar com os setores ligados ao turismo.

“Vejo a Secretaria de Cultura e Turismo sempre conversando com todos e promovendo políticas públicas de incentivo às cadeias produtivas do turismo fora dos gabinetes. Isso é ótimo”, diz.

Mais Segurança

Para o São João 2017, a Companhia de Polícia de Turismo Independente (CPTUR) contará com 30 novos policiais convocados por concurso público, que reforçarão o efetivo dos atuais 164 responsáveis pela segurança nos pontos turísticos.

O tenente coronel José Roberto Moreira Filho diz que o planejamento de ações da Polícia para o reforço da Segurança durante as festas juninas já está quase pronto. “Além do efetivo da Polícia Militar e dos 164 policiais da CPTUR, contamos com esses novos policiais para reforçar a Segurança. O período junino é uma prioridade para nós, reforçaremos o policiamento à pé e por meio de viaturas para que a população aproveite as festas com total tranquilidade”, frisou.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg