Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

25/09/2017 - 13:51

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 31 °C

Iema debate reforma do ensino médio em seminário

Iema debate reforma do ensino médio em seminário

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) promove o I Seminário de Estudos Avançados na próxima quinta-feira (14), às 8h, no prédio da Reitoria, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, bairro Cohafuma.

O seminário tem como proposta debater temáticas pertinentes ao IEMA, cuja principal função é levar aos jovens a educação profissionalizante de nível médio. Em sua primeira edição, o evento traz reflexões sobre a reforma do ensino médio.

Um destaque da programação é a palestra “O novo ensino médio: o difícil caminho”, que será ministrada pelo sociólogo brasileiro, pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro (IETS) e doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Simon Schwartzman.

Schwartzman também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Além disso, foi presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 1994 e 1998 e diretor para o Brasil do Instituto Americano de Pesquisa (American Institutes for Research) entre 1999 e 2002.

O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, explica que o seminário traz o que há de mais recente no debate da reforma do ensino médio. “Schwartzman recentemente escreveu um trabalho sobre a educação profissional, o ensino médio e a reforma que está em pauta. Sua presença é muito importante para este debate, pois ele escreve e publica sobre o assunto”, diz.

“Estamos nos preparando para a eventual publicação da reforma, programada para novembro, e precisamos levantar o máximo possível de subsídios para que o IEMA se antecipe e consiga implantar a reforma do ensino médio de forma correta”, afirma Almada, enfatizando que o Instituto já pratica elementos previstos na reforma.

“Nós, gestores, professores e todo corpo diretivo precisamos nos apropriar desse debate e nos preparar para fazer esse próximo passo importante. O IEMA tem que estar à frente dessa reforma, os participantes deste debate certamente sairão muito mais enriquecidos e com elementos para pensar a reforma no ensino médio”, finaliza.

O seminário, organizado em parceria com as secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Educação (Seduc), é voltado para gestores das unidades regionais de educação e técnicos da Seduc, além de equipe técnica do IEMA.





Notícias

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

E-mail: