Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

22/04/2018 - 11:27

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 28 °C

Uema promove workshops em comemoração aos 20 anos de EaD no MA

Uema promove workshops em comemoração aos 20 anos de EaD no MA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), está completando em 2018, 20 anos de muita dedicação a Educação a Distância (EaD). Por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), oferta cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos), de pós-graduação em diferentes áreas, e cursos de nível técnico na forma subsequente, contabilizando mais de 40 mil alunos formados desde 1998. Além disso, oferece cursos de formação continuada (atualização e aperfeiçoamento) e os cursos abertos (Moocs).

Em comemoração aos resultados positivos alcançados nessas duas décadas, foram programados eventos, ao longo deste ano, com início a partir de abril. O objetivo é estreitar ainda mais os laços entre Universidade e a sociedade.

Na programação comemorativa serão realizados 35 workshops, nos municípios onde a UEMA se encontra com oferta de cursos na modalidade EaD. São palestras e mesas redondas tendo como temática central: “A EaD na sociedade contemporânea: convergindo estratégias virtuais e presenciais de ensino”, incentivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e estratégias que resultem em mais dinamicidade ao ensino.

A coordenação acompanhará ativamente os encontros, disseminando os valores e a história de grandes conquistas do UEMAnet. A coordenadora geral do Núcleo, professora Ilka Serra, ressalta que “é fundamental que todos estejam envolvidos nesse projeto, pois mostra que os bons resultados que obtivemos até o momento são reflexos de um trabalho colaborativo, de uma equipe muito comprometida, que reúne grandes qualidades, especialmente, conhecimento e experiência. Quando falo em Equipe estou me referindo aos gestores da UEMA, professores, tutores, coordenadores de centros, de cursos, de Polos, os colaboradores do UEMAnet e todos aqueles que contribuem para o fortalecimento da EaD”, declara.

Nas mesas redondas serão abordados assuntos atuais que envolvem a importância da EaD na sociedade. Os participantes discutirão quais os impactos e desafios mais recorrentes do cenário da educação a distância. Também serão abordadas temáticas que estão em evidência no meio acadêmico, como Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Metodologias Ativas, Tecnologias Assistivas e outras.

“Por lidar com alunos que estão em contextos e ambientes diferentes, aprimorar as metodologias tornará a aprendizagem cada vez mais assertiva, pois, EaD não se trata de passar conteúdo, mas de garantir que o aluno aprenda efetivamente e consiga aplicar os conhecimentos em sua vida profissional e pessoal”, ressalta a coordenadora sobre essas novas tendências.

O primeiro workshop será realizado no dia 13 de abril no município de Santa Quitéria. O último acontecerá nas cidades de Timon e Dom Pedro, no dia 16 de junho. Ainda como parte das comemorações, no segundo semestre serão realizados minicursos pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do UEMAnet, com temáticas diversas. Essas atividades agregarão 40 horas de formação, com direito a certificação.

Com informações da assessoria

 





 

 

Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:


E-mail:

greg