Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

17/12/2018 - 05:56

Sao Luis: Algumas Nuvens, 24 °C

Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja, morre aos 57 anos

 Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja, morre aos 57 anos

 Stephen Hillenburg, de 57 anos, criador do personagem Bob Esponja, morreu nesta segunda-feira (26). A informação foi divulgada pelo site da revista americana Variety e confirmada pelo canal Nickelodeon, onde o desenho infantil ganhou fama mundial.

Hillenburg morreu em decorrência de complicações da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) — doença revelada em março de 2017 pelo próprio Stephen.

Em comunicado, a Nickelodeon lamentou a morte do animador.  “Estamos muito tristes com a notícia de que Stephen Hillenburg morreu após uma batalha contra a ELA”.

A empresa de entretenimento destacou ainda o caráter criativo do profissional e a relação de amizade que o cartunista criou com todos no ambiente de trabalho. “Ele era um amigo querido e um parceiro criativo de longa data para todos na Nickelodeon, e nossos corações vão para toda a família”, diz a nota.

O cartunista criou a primeira versão do Bob Esponja em 1984. À época, Hillenburg dava aulas de biologia marinha no Orange County Ocean Institute. O personagem só ganharia as caracteríscas atuais anos depois.

O episódio piloto de Bob Esponja Calça Quadrada foi ao ar em maio de 1999. Meses depois, em 17 de julho, a animação estreou oficialmente na Nickelodeon.

A animação é apresentada até hoje e já conta com mais de 250 episódios e dois filmes de 2004 e 2015, que renderam à emissora mais de US$ 140 milhões. Em 2004, Stephen Hillenburg escreveu, produziu e dirigiu o primeiro filme. Em 2015 a história ganhou a sequência Bob Esponja: Um herói fora d'água, que foi roteirizada e produzida pelo cartunista.

Antes de fazer Bob Esponja, ele ainda escreveu e dirigiu outro desenho famoso da Nickelodeon, A Vida Moderna de Rocko. Somente em 1999 ele levaria ao ar o primeiro episódio da série protagonizada pelo personagem de calças quadradas.

Hillenburg deixa sua esposa, Karen Hillenburg, um filho chamado Clay, além de mãe, irmão, cunhada e sobrinhos.

Com R7. Foto: REUTERS/Luis Enrique Ascui/File Photo.





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 

E-mail:

greg