Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/02/2019 - 21:14

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

Folião Cidadão: campanha incentiva cuidado com cidade e folia com segurança

Folião Cidadão: campanha incentiva cuidado com cidade e folia com segurança

A campanha Folião Cidadão foi lançada pela Prefeitura de São Luís neste sábado (9) no Centro, onde acontecem as principais prévias carnavalescas da cidade. Orientando os foliões com distribuição de panfletos e ações na área da prevenção com distribuição de preservativos, a campanha educativa tem o objetivo de incentivar a adoção de práticas como não jogar lixo na rua, usar camisinha, não beber se for dirigir, preservar o patrimônio público entre outras condutas para garantir um Carnaval mais alegre e seguro para todos.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) integrada ao Comitê Gestor de Limpeza Urbana, à Subprefeitura do Centro Histórico e às secretarias municipais de Governo (Semgov), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc).

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, afirmou que a ação é a oportunidade de um debate mais descontraído com a população de São Luís. "Diariamente, a Prefeitura de São Luís realiza ações de educação ambiental em escolas e diversos outros espaços da cidade. Este momento lúdico do pré-Carnaval vai garantir uma proximidade maior da Prefeitura com o cidadão. Queremos aproveitar o momento para incentivar a coleta seletiva e coibir o descarte irregular de resíduos", afirmou.

Na área da saúde, distribuição de preservativos e gel lubrificante é um lembrete para não descuidar da saúde e estar atento à prevenção. "É muito importante porque às vezes no calor do momento, muitas pessoas se esquecem da camisinha. É preciso se cuidar e cuidar da saúde", disse a estudante Jessica Oliveira, foliã do bloco Só Safados. "Muito importante essa campanha em eventos grandes como esse", completou a aposentada, Fátima Brennand.

Nas prévias carnavalescas, as atividades da campanha acontecem especialmente nos pontos de concentração dos blocos Só Safados (Maria Aragão), Bandida (Fonte do Ribeirão), Bicicletinha (Rua do Egito) e Imprensa (Praça dos Catraieiros). Além de atividades nos principais circuitos da folia, a mensagem da campanha, será exibida nos veículos de comunicação (rádio, tv, impressos e internet) a fim de garantir maior adesão dos foliões.

Personagens já conhecidos da população como o Cidadão Limpeza, fazem parte da campanha. O Cidadão Limpeza deu a dica: "Para ser um Folião Cidadão, jogue o lixo na lixeira, use os banheiros químicos, preserve o nosso patrimônio, use camisinha, se for beber, não dirija, mantenha-se hidratado, use protetor solar e nada de violência e assédio", disse.
As atividades da campanha se estenderão para a Passarela do Samba, onde ocorrem os desfiles das Escolas de Samba e dos Blocos Carnavalescos.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg