Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

19/05/2019 - 20:51

Sao Luis: Algumas Nuvens, 27 °C

Ação na Feirinha de São Luís mobiliza público para redução de acidentes de trânsito

Ação na Feirinha de São Luís mobiliza público para redução de acidentes de trânsito

Em mais um fim de semana de lazer em São Luís, os frequentadores da Feirinha da Praça Benedito Leite, no Centro Histórico de São Luís, receberam orientações da equipe da Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), no domingo (10). O objetivo foi garantir mais segurança e reduzir o número de acidentes com vítimas nas vias e rodovias da Região Metropolitana de São Luís.

A ação faz parte do projeto Direção Certa, uma iniciativa permanente do Detran-MA, que atende as diretrizes definidas nas Leis 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As atividades são realizadas em bares, restaurantes, eventos e locais de grande movimentação de público. Visa alertar as pessoas para os riscos de dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, informa que o trabalho de educação para o trânsito é ininterrupto e busca conscientizar o cidadão que as regras do trânsito existem para salvar vidas.

“Além do Direção Certa, há outras ações educativas realizadas durante a semana em escolas, empresas e entidades públicas, para que a mensagem de segurança no trânsito sensibilize cada vez mais pessoas, na capital e em todo o Maranhão, por meio das Circunscrições Regionais de Trânsito do Maranhão e com o apoio de outros órgãos ligados ao trânsito”, disse Larissa Abdalla.

“Após o carnaval, verificamos que houve uma redução considerável nos acidentes. Não foi o ideal, mas sinaliza que estamos no caminho certo”, completou Larissa.

Na Feirinha de São Luís, o público foi convidado a fazer o teste do etilômetro/bafômetro e tirar dúvidas sobre o equipamento utilizado nas blitzen de fiscalização. A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia Farias, explicou a importância do uso do equipamento na ação educativa.

“Quando o teste é feito por alguém que bebeu, ele ou ela entende, na prática, que um copo de cerveja ou outra bebida, altera o organismo e que o equipamento consegue medir a quantidade de álcool – por litro de ar – de quem bebeu”, disse Rositânia.

“Ao promover essa percepção, fica mais fácil convencê-los que a mistura álcool e direção é um crime contra a vida do motorista e de outras pessoas. Portanto, se for dirigir não beba. Combine com o amigo ‘Anjo’ ou volte para casa de táxi, ônibus ou Uber, mas volte com segurança”, ressaltou a coordenadora.

A autônoma Mariana Cruz mora em Cuiabá, capital do Mato Grosso, e está passando férias em São Luís. “Gostei muito da Feirinha, muito divertida e bonita. A ação do Departamento de Trânsito chamou a minha atenção, porque a segurança é fundamental em todos os aspectos. Dá para brincar sem correr riscos. O Maranhão está de parabéns”, afirmou.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg