Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

26/03/2019 - 04:31

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 25 °C

Circo Escola de São Luís está com inscrições abertas até 29 de março

Circo Escola de São Luís está com inscrições abertas até 29 de março

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com Organização da Sociedade Civil (OSC) Nave está com inscrições abertas para as oficinas do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Circo Escola até o dia 29 de março. A ação integra a política de Assistência Social implementada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 

A gestora da Semcas, Andréia Lauande, explica como, de forma preventiva, o programa ajuda na inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. "As atividades do Circo Escola constroem um espaço favorável para que as crianças e adolescentes atendidas possam desenvolver talentos e habilidades diversas, o que é um compromisso do prefeito Edivaldo dentro da Assistência Social", observou a secretária.

O Circo Escola tem capacidade para atender até 175 crianças. São ofertadas atividades de artes circenses, capoeira, recreação, música, artes manuais (o que envolve também a parte de reciclagem), artesanato e karatê. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, pela manhã e pela tarde, no contraturno escolar.

Além das atividades realizadas dentro das oficinas do projeto, os adolescentes e crianças também fazem apresentações do que aprendem. Eles mostram ao público por meio de peças, exposições e ações que desenvolvem interagindo com a população.

Eric Ruan, 8 anos, participa ativamente das oficinas de trabalhos manuais, artes circenses e karatê desde a reativação do Circo Escola, e diz que todas as atividades colaboram para a construção do seu futuro. "Antes eu ficava em casa e não aprendia nada de novo, hoje eu estou aprendendo tanto que sei que posso levar isso para a minha vida, estou construindo o meu futuro", afirma o estudante.

Atualmente o projeto tem 70 crianças e adolescentes inscritos para as atividades realizadas e há, ainda, inscrições para o preenchimento de mais 105 vagas no circo. "Nossa meta em 2019 é chegar a nossa capacidade máxima, que é 175 crianças. A oficina de artes circenses veio somar com os nossos esforços para envolver ainda mais as crianças e jovens acompanhados por nós", revela a coordenadora do Circo Escola, Janaina Alexandre.

COMO SE INSCREVER

Para fazer parte das atividades do Circo Escola, basta os pais ou responsáveis de adolescentes (entre 15 e 17 anos) ou crianças (na faixa etária dos 6 a 14 anos) procurarem a sede do projeto, na Cidade Operária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, ou das 14h às 17h até o dia 29 de março, com documentação pessoal (original e cópia de RG, número de identificação social – NIS e comprovante de residência).

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS (SCFV)

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. São realizadas atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, pedagógicas, de formação social, entre outras, através de oficinas, palestras, dinâmicas, jogos coletivos, confraternizações eventuais, passeios e equipamentos de cultura e lazer.

Os serviços são oferecidos em três unidades de execução direta: Circo Escola (no bairro da Cidade Operária), Centro de Convivência da Vila Luizão (bairro da Vila Luizão) e Casa do Bairro (no bairro do Desterro); e nos 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) por meio de execução direta e indireta com organizações sociais parceiras.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg