Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

25/08/2019 - 07:19

Sao Luis: Algumas Nuvens, 26 °C

Diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho teve pequena baixa em 20 anos

Diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho teve pequena baixa em 20 anos

O relatório também aponta que as mulheres estão sub-representadas em termos de cargos mais altos, uma situação que mudou muito pouco nos últimos 30 anos. Menos de um terço dos gestores são mulheres, apesar de provavelmente elas serem mais instruídas do que seus colegas do sexo masculino.

Foto: ONU Mulheres/Joe Saade.

De acordo com o estudo, as mães passam por uma "penalização salarial da maternidade" que se acumula em toda a sua vida profissional, enquanto os pais desfrutam de um prêmio salarial.

Mudanças

Segundo Pinheiro, o relatório destaca também que para atingir igualdade de gênero no mercado de trabalho serão necessárias mudanças em políticas e ações em uma série de setores.

“Em primeiro lugar, é importante investir em mecanismos que deem oportunidades iguais para homens e mulheres. Então, o acesso ao mercado de trabalho tem que ser facilitado para que haja uma participação maior da mulher na força de trabalho. Em segundo lugar, é fundamental investir na eliminação da violência e no assédio no mercado de trabalho. Um dos elementos que explica essa baixa participação, particularmente em alguns países, é o medo que as mulheres têm em participar na força de trabalho em funções ou em tipos de profissões que são dominadas por homens.”

Para Pinheiro, é preciso reconhecer o valor do trabalho das mulheres da mesma forma que o dos homens. Em termos do futuro do mercado laboral, este passará por mudanças devido à incorporação de novas tecnologias, mudanças climáticas e outros, o que pode aumentar os desequilíbrios em relação à igualdade de gênero.

Uma das propostas da OIT para evitar essa situação é “investir em meninas que queiram seguir carreiras científicas”.

ONU News.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg