Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

19/09/2019 - 15:23

Sao Luis: Céu Limpo, 32 °C

TRE-MA convoca eleitor a participar do recadastramento biométrico

TRE-MA convoca eleitor a participar do recadastramento biométrico

Dos mais de 4 milhões de eleitores do Maranhão, 77,70% já possuem o cadastro biometrizado e a meta até 2020 é atingir os 100%. Hoje, 104 municípios já concluíram a biometria e 25 estão passando pelo processo de coleta das impressões digitais, da fotografia e da assinatura.

Com o objetivo de dar publicidade e esclarecer sobre a importância do recadastramento eleitoral no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) reuniu nesta segunda, 3 de junho, classe política, lideranças, estudantes, imprensa e a comunidade das cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale em audiências públicas para tratar sobre o assunto.

O desembargador Cleones Cunha, presidente, falou da evolução do processo eleitoral até a chegada da implantação da biometria. Ressaltou a credibilidade ao processo de votação eletrônica, além dos dados coletados serem utilizados para criação do documento único – DNI, além da eficiência na depuração do cadastro eleitoral com o batimento biométrico dos eleitores. “É um processo seguro, onde o eleitor é identificado de forma única”.

Lembrou que todos devem fazer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela justiça eleitoral para evitar o cancelamento do título. Aqui se excluem os eleitores que já compareceram no cartório e tiveram seus dados biométricos coletados.

Ainda durante a audiência, Cunha solicitou o apoio da classe política, da sociedade e da imprensa na divulgação do processo. “Precisamos que os senhores sejam multiplicadores da justiça eleitoral”.

Acompanharam o presidente o advogado Bruno Duailibe, membro da Corte, e a juíza Ana Gabriela Costa Everton, titular da 9ª zona eleitoral, que abrange os 2 municípios.

Em Pedreiras, o recadastramento inicia no dia 11 de junho e terá duração de 4 meses. Os mais de 24 mil eleitores do município devem comparecer munidos de original de documento com foto e comprovante de residência no auditório da Escola Oscar Galvão localizado na Avenida Costa Pinto, Piçarra, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Em Trizidela do Vale, o período revisional foi iniciado no dia 21 de maio e já foram recadastrados 3.870 eleitores. Até o dia 19 de julho, data final, os eleitores podem se dirigir ao auditório Dr. Kleber Carvalho Branco, que fica na Avenida Carlos Melo, s/n - Aeroporto.

Com informações do TRE-MA.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg