Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

20/08/2019 - 16:31

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 30 °C

"O Mulato" encanta Sarau Histórico em mais uma noite do Férias Culturais

"O Mulato" encanta Sarau Histórico em mais uma noite do Férias Culturais

Obra do ludovicense Aluísio Azevedo, O Mulato foi tema de Sarau Histórico realizado nesta quarta-feira (24) no Complexo Deodoro. Acompanhado pela primeira-dama Camila Holanda, o prefeito Edivaldo Holanda Junior prestigiou o espetáculo que integra a programação do Férias Culturais, criado pela gestão municipal com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações que visam à revitalização da área central da cidade. Com atividades, como o Sarau Histórico, realizadas durante todo o mês de julho, o Férias Culturais tem levado o público para o Centro de São Luís, movimentando o comércio e ampliando a visibilidade do Centro Histórico, área que tem recebido grandes investimentos da gestão municipal.

"É muito bom ver o Centro movimentado e as pessoas se encantando ainda mais pela nossa cidade. Essa movimentação é reflexo de um trabalho positivo que vem sendo desenvolvido pela nossa gestão em áreas como turismo, cultura e infraestrutura de espaços como o Centro Histórico. O espetáculo desta noite, que ocupou um espaço completamente reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional com a parceria da Prefeitura, mais uma vez cumpriu o seu papel de destacar a literatura, as personalidades e as histórias da nossa cidade", ressaltou o gestor municipal.

O Sarau começou com a apresentação da Banda Serenata Histórica, que interpretou sucessos como "Eu sei que vou te amar", "O bêbado e a equilibrista", "Brasileirinho", "Wave", "De volta pro aconchego" e "As rosas não falam". A todo tempo personagens como Arthur Azevedo, Aluísio Azevedo, Ana Amélia, Catarina Mina, Ana Jansen, Baronesa de Alcântara, Lilah Lisboa, entre outros, desfilavam pelo espaço cuja atmosfera nostálgica remetia a tempos antigos na cidade.

Caracterizada como Baronesa de Anajutuba, a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, saudou os presentes. "A nossa cidade é cheia de riquezas que merecem ser conhecidas e valorizadas. Uma ação como essa demonstra o cuidado da gestão do prefeito Edivaldo com a preservação da cultura e da memória da cidade. O envolvimento do público gera resultados muito positivos para a nossa cidade, considerando que a iniciativa fortalece o sentimento de pertencimento na população", afirmou a secretária.

O público validou a iniciativa da gestão municipal. "Sobre O Mulato, li o livro e vim ainda mais interessada em ver o espetáculo. É uma ação muito importante para a população, considerando todo esse resgate da história da nossa cidade. É uma forma de fazer com que a população admire ainda mais São Luís", contou a professora Simone Alves.

Já na encenação, apresentada pela Companhia Bumba Cultura, uma releitura da história de Raimundo, o mulato que dá nome à obra do autor ludovicense. A trama, que tem início no interior do Maranhão, é uma crítica ao provincianismo, ao preconceito racial, à escravidão e, sobretudo, à postura do clero na sociedade da época. O romance entre Raimundo e Ana Rosa faz parte do enredo da obra publicada em 1881 por Aluísio Azevedo.

Na plateia do Sarau Histórico, pessoas dispostas a conhecer mais sobre a obra e o autor conterrâneo. "Não conhecia a obra e acho muito importante que o espetáculo venha trazer ao público as histórias da nossa cidade. Acho uma iniciativa muito boa da Prefeitura de São Luís, pois assim a gente tem oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa cultura", contou a funcionária pública Fátima Chaibe.

Também prestigiaram o Sarau Histórico desta quarta-feira (24) os secretários municipais Marlon Botão (Cultura) e Nonato Chocolate (Relações Parlamentares), e a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Estrela.

ACESSIBILIDADE

O espetáculo contou com com intérprete de Libras, reforçando a política de inclusão praticada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. O trabalho foi realizado pelos intérpretes Paulo Eduardo Nunes e Jacinilde Estrela. "É muito positiva essa iniciativa do prefeito Edivaldo. Ganha os intérpretes, a gestão por promover a inclusão social e ampliar o acesso do público à cultura e à arte, e, principalmente, a sociedade que tem a oportunidade de, de forma indistinta, participar da programação", destacou Paulo Eduardo, intérprete há mais de dez anos.

FÉRIAS CULTURAIS

Com uma programação que une música, teatro, dança, histórias e tradições que fazem referência à cidade de São Luís, o Programa Férias Culturais movimenta durante o mês de julho espaços do Centro Histórico da capital por meio de apresentações que incluem eventos como o Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro Reggae e o Conheça São Luís.

Esta semana, ainda como parte das atrações do Férias Culturais, acontece na sexta-feira (26) o Arte na Praça - apresentação cultural na Praça da Mãe D'Água. No Sábado (27), a apresentação cultural será às 19h no Complexo Deodoro. Já no domingo (28), tem a programação da Feirinha São Luís, das 8h às 15h, e o Arte na Praça, às 16h no Complexo Deodoro com apresentações culturais. Na versão deste ano, o Férias Culturais trouxe como novidades apresentações de Blues e Jazz, além de uma programação especial para o público infantil.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Foto: A. Baeta/Agência São Luís.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg