Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

18/09/2019 - 01:27

Sao Luis: Céu Limpo, 26 °C

Seminário discute estímulo ao aleitamento materno em São Luís

Seminário discute estímulo ao aleitamento materno em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encerrou, nesta quarta-feira (7), na sede da Escola de Governo e Gestão, no Jardim Renascença, o II Seminário Municipal Empoderar Mães e Pais a Favorecer a Amamentação, alusivo à campanha mundial de incentivo à prática. O trabalho, que iniciou dia 1º, faz parte da programação da campanha Agosto Dourado, de conscientização sobre a importância do aleitamento materno como proteção contra a morbimortalidade na infância. A ação integra a política de saúde implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A abertura dos trabalhos foi feita pela secretária adjunta da Semus, Natália Mandarino. "Nossa atividade atende a uma agenda cumprida no mundo inteiro acerca da importância do aleitamento materno. O município, na gestão do prefeito Edivaldo, incentiva tal prática e estimula a amamentação exclusiva até, no mínimo, os seis primeiros meses de vida da criança", disse.

Em seguida, a coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semus, Cleidimar Fonseca, ressaltou o trabalho promovido pela Semus para o incentivo à prática. "Não somente com as mães, mas com os familiares, é de suma importância destacar que entidades mundiais estão preocupadas com o futuro das crianças, que têm uma alimentação saudável e eficaz trocada por alimentos artificiais e que, dependendo do caso, podem causar malefícios", disse.

Depois das falas de abertura, a mãe-símbolo do evento, Cassiana Costa , com o filho, Alef Afonso, de dois meses, abordou o apoio à amamentação. Segundo ela, desde a gestação foi orientada por enfermeiras e técnicas da Semus acerca do ato. "Desde o acompanhamento, recebi não somente o apoio para uma boa gestação, como ainda durante o parto e para a alimentação de meu filho. Graças a Deus ele aceita o leite e tem demonstrado boa evolução em sua saúde, com índices positivos de altura e peso, além de nutrientes", afirmou.

Em seguida, a facilitadora e integrante da coordenação da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Semus, Irenildes Rodrigues, esclareceu sobre os "10 passos para o sucesso da amamentação". Outras palestras também abordaram temas como as normas para comercialização de alimentos para lactantes e experiências exitosas de incentivo à amamentação na rede municipal. Por fim, na programação da manhã, gestoras e mães receberam certificados por boas práticas na política de estímulo ao consumo do leite materno.

À tarde, a organização do II Seminário se juntou à agenda da Secretaria Estadual de Saúde, no Centro Histórico, onde foi realizado um "mamaço coletivo" para o incentivo da prática.

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Foto: Maurício Alexandre/Agência São Luís.





Enquete

Você é a favor da Reforma da Previdência?:

 

E-mail:

greg