Alonso leva torcida ao delírio com vitória em Valencia

Alonso leva torcida ao delírio com vitória em Valencia

Fernando Alonso, da Ferrari, levou os fãs ao delírio ao vencer um tumultuado GP da Europa em Valencia e assumir a liderança geral do campeonato e tornando-se o primeiro piloto a repetir uma vitória na temporada.

O espanhol teve a companhia de outros dois ex-campeões pela Ferrari no pódio -Kimi Raikkonen em segundo pela Lotus e Michael Schumacher em terceiro pela Mercedes.

A vitória levou Alonso, que largou em 11°, ao topo da classificação com 111 pontos, 20 à frente do australiano Mark Webber da Red Bull, após 8 das 20 corridas.

Foi a 29ª vitória da carreira de Alonso, que conquistou dois títulos pela Renault em 2005 e 2006.

Alonso foi ajudado pelos problemas mecânicos que deixaram o alemão Sebastian Vettel da Red Bull e o francês Romain Grosjean da Lotus fora da corrida, enquanto o até então líder do campeonato Lewis Hamilton envolveu-se numa batida nas últimas voltas.

Foi uma importante conquista em um circuito de rua sinuoso que viu três dos quatro últimos vencedores começarem na frente e nenhum deles foi além do quarto lugar.

"Foi talvez a melhor vitória que eu tive em termos de emoção", disse Alonso em uma coletiva de imprensa após compartilhar a emoção com os fãs e ser assediado pelos fotógrafos sob o sol do Mediterrâneo.

"Aqui e agora, com a Eurocopa acontecendo, e todos os fãs, eu estou muito orgulhoso de ser espanhol neste momento", disse Alonso, que enxugou muitas lágrimas de alegria durante a execução dos hinos.

Hamilton lutava para defender o terceiro lugar quando foi atingido pelo venezuelano Pastor Maldonado da Williams, quando restavam duas voltas.

O campeão de 2008 bateu no volante em fúria antes de arrancá-lo e arremessá-lo para fora do cockpit.

O heptacampeão Schumacher chegou ao terceiro lugar com seu Mercedes, seu primeiro pódio desde que estava na Ferrari em 2006 e após seu retorno a categoria em 2010.

Aos 43 anos, ele se tornou o piloto mais velho a subir no pódio desde que o australiano Jack Brabham terminou em segundo no circuito britânico de Brands Hatch aos 44 anos em 1970.

"Quando cruzamos a linha, perguntei à equipe em que lugar terminamos", disse o alemão. "Eles disseram terceiro e eu não podia acreditar. Eu perdi a conta. É um sentimento maravilhoso voltar após tanto tempo."

Reuters Brasil


Compartilhe