Anac é cobrada por insastifação dos usuários de trasporte aéreo

Anac é cobrada por insastifação dos usuários de trasporte aéreo

Nesta terça-feira (28), em audiência pública no Senado, representantes de entidades de defesa do consumidor apresentaram dados que apontam a insatisfação dos usuários de transporte aéreo, relacionadas especialmente a atrasos de vôos, extravio ou desvio de bagagens, baixo índice de solução das queixas contra empresas aéreas e à falta de transparência de dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A gerente do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Maria Elisa Novais, que explicou ironicamente seu atraso ao encontro, afirmando ter ido de avião, disse ter enviado, em 2011, uma carta à Anac solicitando informações como o número de atrasos de vôos e o índice de vítimas de problemas com bagagens, carta esta que segundo a mesma ainda não foi respondida.

A gerente do Idec pediu  que fosse realizado uma fiscalização encima da Anac e uma punição eficaz às empresas aéreas, para que busquem soluções para os problemas. Novais acrescentou também a dificuldade dos consumidores em fazer reclamações de forma prática.

O representante do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias), José Márcio Monsão Mollo, respondeu afirmando que o índice de atrasos não é tão grande, e disse: - A senhora tirou esses números da sua cabeça.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, avaliou que o desafio do setor aéreo é, atualmente, o de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.
 

Compartilhe