Argila rara que corrige acidez do solo foi descoberta no Maranhão

Argila rara que corrige acidez do solo foi descoberta no Maranhão

Foi encontrado na região Tocantina do estado um tipo de argila capaz de restaurar terras consideradas impróprias para o plantio. A descoberta foi realizada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), órgão do Ministério de Minas e Energia. O achado raro já está comprovado, faltam apenas detalhes em termos de mapeamento que serão totalizados até dezembro de 2011.

Os pesquisadores em agropecuária consideram-na a redenção para garantir produtividade em áreas inóspitas do cerrado. Os resultados foram apresentados durante o encontro entre o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, com o presidente da CPRM, Manoel Barretto da Rocha Neto, onde foram apresentadas conclusões parciais de pesquisa que indicam a existência desta argila, considerada preciosa e rara, no Maranhão

O resultado preliminar da investigação técnica foi apresentado a Guterres durante uma reunião realizada este mês na sede da Companhia, no Rio de Janeiro. Participaram do encontro, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM, Antônio Carlos Bacelar Nunes.

“A Secretaria de Minas e Energia está trabalhando em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, e com as prefeituras e o setor privado, conforme diretriz estabelecida pela governadora Roseana Sarney”, explicou Ricardo Guterres.

Recentemente foi lançado o “Atlas de Rochas Ornamentais da Amazônia Brasileira” com as informações sobre o potencial mineral maranhense. O documento é resultante de uma pesquisa técnica, o qual apresenta 88 materiais avaliados e catalogados nos estados do Maranhão, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Do total, 75% não têm registro anterior e podem vir a ser explorados em empreendimentos mineroindustriais. Fernando Fialho lembrou que mapeamentos como esse são importantes para atrair potenciais investidores.

A CPRM tem atribuições de Serviço Geológico do Brasil. Sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Atua nas áreas de levantamento geológico, geofísico, geoquímico, hidrológico, hidrogeológico e de informações para gestão territorial. A companhia opera também na gestão e divulgação de informações geológicas e hidrológicas.

 Fonte: Seme 

Compartilhe