Cortejo junino de sexta é antecipado para quinta-feira

Cortejo junino de sexta é antecipado para quinta-feira

Devido às comemorações ao Dia de São Pedro (29 de junho), o cortejo com grupos de brincadeiras juninas que estava programado para acontecer nesta sexta-feira (29), foi antecipado para a quinta-feira (28), com concentração e saída dos grupos às 17h, na Praça Deodoro.

O cortejo junino faz parte da programação dos festejos do São João dos 400 anos "O São João mais esperado da História", promovido pelo Governo do Estado e que acontece até dia 29 de junho em 15 espaços de apresentação de manifestações da cultura popular entre grupos de bumba-meu-boi e de danças populares.

Os grupos juninos partem da Deodoro com destino à Praia Grande, no Centro Histórico através da Rua Grande, principal via do comércio de São Luís. Nesta quinta-feira (28) participam do cortejo os grupos de bumba-meu-boi: Meu Tamarineiro, de Ribamar (orquestra); Mocidade de Rosário (orquestra); São Cristovão, de Viana (baixada); Novilho Branco (alternativo); Sempre Seremos Felizes (zabumba); Arari (orquestra); Presidente Juscelino (orquestra); e Redenção (orquestra). Quadrilha Formozinha do Sertão, do Monte Castelo; Dança Portuguesa Mensageiros de Portugal, do Bom Jesus; Cacuriá Reboliço do Mará; e  Coco da Ilha.

          

Enquanto isso, na véspera de São Pedro a Praça da Faustina, na Praia Grande a partir das 19h tambozeiros fazem as coreiras rodarem a saia e pungar ao som dos tambores de crioula de Gracilene, João Álvaro, Conceição Fonseca, Djalma Cantanhede e Um canto de amor a São Luís.

E na Praça Valdelino Cécio, acima do Teatro João do Vale, também no arraial da Praia Grande, 10 grupos de dança portuguesa se apresentam a partir das 19h.

Ascom Secma 

Compartilhe