Escola Ativa capacita supervisores de 37 municípios

Escola Ativa capacita supervisores de 37 municípios

Representantes de 37 municípios estão participando da capacitação do 3º módulo do Programa Escola Ativa - Alfabetização e Letramento promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no salão de convenções do Praia Mar Hotel. A capacitação é destinada a supervisores municipais, que trabalham com o programa e irão atuar como agentes multiplicadores em suas cidades de origem. No ano passado o Escola Ativa contemplou 154 municípios.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Maria Isabel Brito, o conteúdo ministrado na capacitação irá subsidiar os professores da rede municipal de ensino a trabalhar com os alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, com uma nova uma experiência pedagógica de alfabetização e letramento nas escolas de classes multisseriadas.

Ela informou, ainda, que a prática da metodologia do Escola Ativa tem se refletido em expressivos avanços, principalmente, entre alunos da educação do campo. “O trabalho em sala de aula tem mostrado resultados positivos no quadro de resultados finais e com o número de alunos classificados, em relação aos anos anteriores”, disse.

A mudança na conduta dos estudantes e professores também tem sido observada pelos facilitadores do programa. Segundo eles, a alfabetização e letramento, principalmente, nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, estão sendo otimizados.

O 3º módulo do Programa Escola Ativa é mais uma das seis etapas que serão realizadas até o dia 21 de dezembro. A última etapa irá contemplar supervisores de educação de 191 municípios que aderiram ao projeto.

A iniciativa da Seduc é fruto de uma experiência pedagógica originada na Colômbia, sendo adaptada e realizada pioneiramente há mais de 11 anos no Maranhão, com metodologia voltada para classes seriadas da educação do campo.

 

Seduc 

Compartilhe