Falta de treinamento dos fiscais provoca falhas na realização do ENEM

Falta de treinamento dos fiscais provoca falhas na realização do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) aconteceu nesse último final de semana em todo país. Em São Luís, as provas aconteceram em mais de 160 locais, foram mais de 80 mil inscritos. Em todo o Maranhão, 211.263 candidatos se inscreveram para a avaliação. Destes, 12.372 estão interessados apenas no recebimento do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, segundo o Ministério da Educação.

Durante a realização ENEM, várias falhas foram observadas pelos próprios candidatos. O atraso na entrega dos exames, fiscais despreparados e utilização de lápis, foram alguns fatores que causaram revolta.

Segundo a candidata, Vanessa Guimarães, que pretende uma vaga no curso de Nutrição, além do despreparo de muitos estudantes, os fiscais também estavam desinformados quanto a realização das provas.

“Teve uma menina que estava utilizando lápis na prova e a fiscal só foi identificar isso com mais ou menos 40 minutos depois do início da prova. Outra menina perguntou sobre que horas poderia levar a prova, se por acaso já tivesse acabado, sem saber o que responder, a fiscal saiu da sala, demorou e depois disse que tava esperando um rapaz da coordenação da escola confirmar” afirma.

De acordo com o estudante Hugo Lima, os fiscais não sabiam o que estavam lendo e recolheram os materiais, tais como eletrônicos, lápis e outros, fora do horário. O estudante afirma também que os responsáveis pelo monitoramento se ausentavam freqüentemente da sala, em duplas, deixando os candidatos sozinhos. As conversas paralelas dentro das salas desconcentrava quem queria fazer uma boa prova.

Para o candidato Johnny Ribeiro, que pretende cursar Ciências Sociais, houve um despreparo das pessoas selecionadas, elas pareciam não saber o que estavam fazendo. “A entrega das provas começou às 12h, sendo que 12h era o inicio dela” declara.

No Maranhão, algumas pessoas só foram convocadas para o posto de fiscal do exame com 3 horas de antecedência, sem treinamento específico.

Segundo o portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC), só no primeiro dia foram identificados 8 casos de participantes que postaram mensagens em uma rede social durante a realização das provas, um deles aconteceu em Arari (MA).

Esta edição do ENEM teve o número recorde de 5.367.092 inscritos em todo o país. O índice de abstenção médio foi de 25,2% no sábado (22) e 27,6% no domingo (23).
 

Compartilhe