Filme sobre o Santuário Sagrado dos Pajés é premiado no festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Filme sobre o Santuário Sagrado dos Pajés é premiado no festival de Brasília do Cinema Brasileiro

 O Documentário “Sagrada Terra Especulada”, produzido pelo CMI (Centro de Mídia Independente) recebeu um premio de R$ 35 mil no Festival Brasília do Cinema Brasileiro.

O filme, narrado pelo rapper GOG, fala sobre a luta que o Santuário enfrenta contra a especulação imobiliária que ameaça as terras da comunidade Fulni-ô. A área pertencente aos índios é disputada para a criação do bairro Noroeste.

O filme não recebeu nenhum tipo de patrocínio e foi realizado de maneira voluntária e coletiva.

Boicote

O filme havia sido desclassificado no inicio do mês (setembro) pela comissão julgadora do festival, que por sua vez, não esclareceu as causas da decisão. Segundo Sérgio Fidalgo,responsável pelo evento o filme foi desclassificado por não ter a duração estabelecida pela Ancine( Agência Nacional do Cinema) de 70 minutos.Além disso,Fidalgo disse que não há critérios para a exibição nessa mostra,mesmo assim filme foi impedido de ser exibido.

Após a pressão dos criadores do filme a comissão julgadora do evento decidiu permitir a exibição. O filme tem 68 minutos e a comissão alegava que deveria ter 70,porém,foi constatado que de fato,no edital do festival,não havia menção ao tempo de duração dos filmes inscritos.

O documentário apresenta denúncias sobre o processo de aprovação das licenças do Setor Noroeste e mencionava nomes de patrocinadores do festival, o que colaborou para que se investigasse a possibilidade de coerção por parte dessas empresas.

Fonte: CMI

Publicado por: Pedro Lucas Sousa

Compartilhe