Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/08/2014 - 10:24

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 29 °C

MP lança Planejamento Estratégico 2012-2016

MP lança Planejamento Estratégico 2012-2016

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) lançou nesta segunda-feira (21) publicação com o Planejamento Estratégico para os anos de 2012 a 2016, tendo como slogan “Ministério Público resolutivo e mais próximo do cidadão”. O Planejamento foi construído este ano a partir do workshop “Alinhamento Estratégico” (03 e 04 de maio) o qual objetivou apresentar a importância do alinhamento de açõeses trategicas para do órgão, sendo realizadas cinco Audiências Públicas (01/06, Imperatriz; 07/06, Pinheiro; 09/06, Timon; 14/06, Santa Inês; 21/06, São Luís). Estas, tiveram como finalidade ouvir membros, servidores e sociedade, analisando o ambiente interno e externo da instituição, para a partir daí formular ações norteadoras da meta almejada.

O processo compreendeu alguns passos: análise do ambiente, formulação de estratégias, implementação e avaliação. O método utilizado foi o BSC, Balanced Scorecard, criado por professores americanos, e que visa a mensuração do progresso, rumo a metas de longo prazo. A partir da tradução da visão em objetivos, indicadores, metas e projetos estratégicos, o planejamento foi construído focando três núcleos: pessoas, infraestrutura e recursos.

A apresentação foi feita pela Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, e teve como convidados a promotora de Justiça do Rio Grande Sul, Ana Cristina Lusin Petrucci, o representante da 3GEN, Roberto Campos de Lima, empresa responsável pela consultoria na construção do Planejamento Estratégico do MP e Rogério Borges de Oliveira, economista para o relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Debates

Entre os focos foram identificados quatro áreas de atuação: Recursos, Infraestrutura e Tecnologia, Pessoas e Processos. A partir disso é que foi possível gerir 27 projetos, tais como:

- Recursos (Recursos Já!);
- Infraestrutura e Tecnologia (Sistema Único e Integrado, Infraestrutura Tecnológica, Projeto de Manutenção e modernização do CPD do MPMA, Projeto Modernização da infraestrutura de rede e internet, Projeto de Integraçaõ de Sistemas-Arquimedes, Acessibilidade Já!, Promotoria Modelo);
- Pessoas (PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários, Projeto Integração, Calendário Anual);
- Institucional PPO – Padronização de Procedimentos Organizacionais, Projeto Estação Ministério Público, Projeto de Segurança da Informação, Projeto Ministério Público Seguro);
- Processos ( SOS Consumidor, Projeto Pró-Vida, Projeto Educação básica: uma prioridade do município, Projeto Ministério Público: implementação e consolidação da rede de proteção à pessoa idosa, Projeto Criação do Plano Estadual Quilombola, Projeto Igualdade para todos, Projeto Justiça Juvenil Restaurativa na reestruturação do centro integrado de atendimento ao adolescente em conflito com a lei, Projeto MP no combate às drogas, Regionalização da atuação ambiental, Projeto Saneamento ambiental nos municípios, Projeto Portal da Tranparência).

O plano será executado nos próximos cinco anos (2012-2016), visando acompanhar a gestão de desempenho. Para saber os resultados obtidos com as ações, serão realizadas reuniões estratégicas e periódicas: Mensalmente, com os gestores de projetos, para avaliar o andamento das ações; trimestral para medir os impactos gerados com as ações realizadas pelos projetos e semestral, com gestores, servidores e membros, para medir as estratégias tomadas e seus impactos até a base.

Programas do Planejamento em execução

Dos 27 projetos, dois estão em execução, o Programa Positivando o Desenvolvimento Humano e o programa de Rádio Estação Ministério Público. O primeiro tem como objetivo atuar nos municípios com os IDHs do Maranhão menos favoráveis, fiscalizando e cobrando dos gestores público que apliquem os recursos financeiros e executem as políticas públicas na melhoria da qualidade de vida da população. O segundo, programa Estação Ministério Público, tem como objetivo servir de ponte para que a sociedade saiba das ações do ministério e conheça mais sobre a atuação e atividades da instituição.

 

Ascom MPMA 





Enquete

Você ainda possui telefone fixo?:

 

ChegAí!


E-mail: