Saúde reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Maranhão

Saúde reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Maranhão
Foto: Márcio Sampaio.

Ações educativas, consultas e exames preventivos marcaram a abertura da programação alusiva ao Outubro Rosa, promovida pelo Governo do Maranhão, nesta terça-feira (8), simultaneamente, no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante, em São Luís, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, e no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão.

Presente na abertura da campanha no CEM Diamante, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou que o Governo está mobilizado para atender o público feminino, alvo da campanha, na rede estadual. “Ações de prevenção e diagnóstico precoce são fortalecidas sobretudo durante a campanha do Outubro Rosa. As atividades nessa área também executadas no interior, possibilitam o atendimento preventivo com consultas e exames, bem como o acompanhamento oportuno no tratamento das pacientes diagnosticadas com câncer”, destacou.

A secretária de Estado da Mulher, Ana Mendonça, reforçou que a pasta atuará de forma conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) na prevenção do câncer de mama. “Reforçamos que a medida de prevenção é o exame, e por isso convidamos as mulheres para que o façam no intuito de fortalecer a vigilância contra a doença”, pontuou a gestora.

Segundo a mastologista do CEM Diamante, Yara Sena, a prevenção do câncer de mama está relacionada as estratégias de detecção precoce da doença e o rastreamento. “Se detectado qualquer alteração na mama, o recomendado é procurar um mastologista para fazer o exame de mamografia. A identificação também pode ser feita durante consulta com um ginecologista ou clínico geral”, enfatizou. O tema da campanha Outubro Rosa é “Transforme seu amor próprio em cuidado e prevenção”. A esteticista Ivonete de Andrade Sousa, de 42 anos, acompanhou as orientações dos profissionais de saúde da equipe do CEM Diamante. “Quero aprender tanto para ajudar outras mulheres quanto para fazer corretamente o exame”, compartilhou.

A técnica em enfermagem Maria da Penha Santos de Sousa, de 49 anos, comentou que desde os 40 faz o exame de mamografia. “Além do acompanhamento médico, faço periodicamente o autoexame, mantenho o hábito de fazer caminhadas e da alimentação saudável”, observou.

Em 2017, a advogada Michelle Moreira, de 36 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Do tratamento até a cura, ela compartilhou com outras mulheres a importância da rede de apoio e dos profissionais. “Tenho um histórico familiar de câncer de mama. Quando recebi a notícia de que havia sido diagnosticada, primeiro veio o choque, mas depois a luta. O câncer não veio como um vilão, mas algo que poderia me deixar mais forte”, disse durante a abertura do Outubro Rosa no CEM Diamante.

Na ação no CEM Diamante, consultas e encaminhamento para o exame de mamografia. Outros serviços disponíveis foram testes rápidos (HIV, hepatite e sífilis), aferição de pressão arterial e teste de glicemia, assim como palestras educativas e programação cultural. “Temos todo o suporte necessário para realizar o diagnóstico, com oferta de profissional mastologista e referenciamento para o Hospital de Câncer do Maranhão”, destacou a diretora administrativa do CEM Diamante, Lícia Trinta.

Caxias

No Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão, usuárias da unidade da rede estadual de saúde participaram da roda de conversa sobre prevenção e autocuidado. O Dia D da campanha será no próximo 19 de outubro, com consultas na área de mastologia e ginecologia. Também serão reforçadas ações educativas sobre como prevenir e tratar o câncer de mama.

Segundo o diretor geral do Hospital Regional de Caxias, Jefferson Franklin Almada Coutinho, será ofertado atendimento aos pacientes referenciados das unidades básicas de saúde. “No dia 19, que será o Dia D de prevenção ao câncer de mama, faremos um mutirão de consultas, quando também receberemos pacientes por demanda espontânea”, disse.

Imperatriz

Na programação alusiva ao Outubro Rosa, o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, intensificará a oferta de exames preventivos. “Este ano faremos o agendamento de mais 100 a 150 exames de mamografia. Além disso, teremos ultrassom das mamas como parte da programação alusiva”, pontuou o direto clínico da unidade, Wesley Santos Garcia. Mensalmente a unidade faz cerca de 200 exames de mamografia.

Dia D

As secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) farão o Dia D da ação, sábado (19), a partir das 16h30, com a Carreta da Mulher Maranhense, que estará no estacionamento da Estação do Rangedor, em São Luís. A estação de prevenção do câncer de mama contará com consultas médicas, ações educativas, aferição de pressão e teste de glicemia. Como parte da programação, aula de yoga, apresentação de coral e do grupo As Brasileirinhas. A ação conta com o apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secma) e de Estado de Governo (Segov).

Com informações do Governo do Maranhão.