Edital do Enem ganha versão para deficientes visuais

Edital do Enem ganha versão para deficientes visuais
Foto: divulgação/MEC.

O edital com as regras gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ganhou mais uma versão. O documento original passou por adaptação para também ser usado mediante um programa de leitura de tela. A novidade representa mais uma ampliação da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para acessar o edital adaptado, o participante do exame deve entrar na página do Enem no portal do Inep para baixar o arquivo. A leitura pode ser feita pelo programa Dosvox, um software que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz.  Com a iniciativa, o Instituto proporciona mais isonomia e amplia o alcance dos seus exames.

Acessibilidade e inclusão

O Inep oferece atendimento e recursos de acessibilidade em todos os exames e avaliações aplicados pela Autarquia. Os suportes oferecidos fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa a abranger o maior número possível de interessados na execução dos exames elaborados pela Instituição. O objetivo é proporcionar acesso aos programas educacionais brasileiros, promovendo equidade.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fonte: Inep.

Compartilhe
Conteudo Relacionado