SISU: iniciada convocação dos candidatos em lista de espera

SISU: iniciada convocação dos candidatos em lista de espera
Foto: divulgação/MEC.

As universidades públicas e os institutos federais começaram a chamada dos candidatos inscritos na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos ofertados no primeiro semestre de 2023. Esta é a última etapa desse processo seletivo, que registrou mais de um milhão de participantes, superando o total de inscritos da mesma edição do ano passado. O resultado da lista de espera com os nomes dos candidatos que ainda podem ser convocados está publicado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

A lista de espera é utilizada pelas instituições de ensino participantes do Sisu para o preenchimento das vagas não ocupadas durante a chamada regular. A convocação é realizada diretamente pelas instituições de ensino, que divulgam em suas páginas eletrônicas as informações sobre esta etapa do Sisu.  

É de responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações efetuadas pela instituição para a qual se inscreveu e das disputas de vaga pela lista de espera. É importante observar prazos, procedimentos e documentos exigidos para se matricular que estão estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos. 

Nesta edição, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais.  

Sisu o Sistema de Seleção Unificada reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.

Com Ministério da Educação. 

Compartilhe
Saiba Mais
Conteudo Relacionado