Feira do Livro de São Luís terá Aulão do Enem gratuito nessa terça (15)

Feira do Livro de São Luís terá Aulão do Enem gratuito nessa terça (15)
Foto: Divulgação/Ag. São Luís.

A Prefeitura de São Luís realizará um grande aulão preparatório para o Enem, gratuito, dentro da programação da 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). O preparatório será nessa terça-feira, dia 15 de outubro, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. O aulão contemplará as disciplinas de matemática, biologia, redação, história, química, física e geografia, e será ministrado por sete professores gabaritados.

Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem 5,1 milhões de inscritos confirmados, segundo pesquisa divulgada pelo Inep no início do ano. A prova será aplicada nos dias 3 e 10 de novembro. “A Feira do Livro acontecerá antes do Enem este ano, então resolvemos aliar isso para ajudar nossos pré-vestibulandos. Entendemos que o evento tem como vertentes a cultura e a educação, desta maneira, não poderíamos deixar de oportunizar aos estudantes, que são público da 13ª FeliS, de se preparar para o exame. A gestão do prefeito Edivaldo se preocupa com o conhecimento acessível a todos e por isso optou por incluir na programação este aulão totalmente gratuito”, explicou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Foi montado um time de professores capacitados e com vasta experiência em preparatórios para vestibular. “Buscamos professores com experiência e montamos um cronograma para que pudesse ser um dia intensificado de estudos. Reunimos com cada um para que organizassem uma metodologia dinâmica de preparação para o vestibular. Serão 50 minutos para cada disciplina e 1h30 de aula de redação, em que eles trarão dicas importantes. É uma oportunidade principalmente para quem não tem condições de pagar cursinhos. Acreditamos que ao incentivar os estudos, estamos contribuindo para mudança de vida desses estudantes”, destacou a coordenadora da 13ª FeliS, Rita Oliveira.

O aulão iniciará antes das outras atividades da Feira – que acontecem de 10h às 22h –, começando às 8h30 com a disciplina matemática com o professor Charles Henrique Escorcio. Em seguida, às 9h30, será a vez da aula de biologia, com o professor Velozo. Das 10h30 às 12h, os alunos aprenderão sobre redação, com o professor Jáder Cavalcante. A tarde, a partir das 14h, o professor Paulo Gereba ministra a disciplina de história. Depois, às 15h, será química com Mauro Tavares. Às 16h é a vez do professor Dias, com a disciplina física, e a última aula inicia às 17h, de geografia, com professor Afranio Weber.

“Este aulão é muito importante nesta reta final antes da prova. O aluno poderá revisar e fortalecer temáticas que deverão ser abordadas no Enem nas diversas áreas do conhecimento. Na oportunidade, daremos dicas e estatísticas dos assuntos mais explorados nos últimos anos, e, baseados nisso, trabalharemos questões dessas temáticas”, contou o professor de química, Mauro Tavares.

Levando em consideração o tempo de prova e o número de questões, o participante tem uma média de 3 minutos para responder cada questão. O professor Dias, de física, explicou como serão as dicas e a escolha dos assuntos abordados na aula. “Vamos ver todo conteúdo de física de assuntos que mais caíram no Enem de 2009 a 2018. O Exame trabalha com habilidades, não com questões especificas de uma disciplina. Ele vai trazer questões como cidadania, questões sociais, meio ambiente, economia de energia, em que vai levantar problemáticas para o aluno resolver. Será um momento ímpar e que pode fazer toda a diferença para o participante”, explicou o professor.

O professor Dias também falou sobre a preparação nessas últimas semanas. “É importante que o aluno participe para pegar essas dicas valiosas. Estamos nas últimas semanas de preparação e veremos o que pode ser feito nestas semanas antes do Enem, se quem não está estudando ainda consegue se preparar, qual a margem de pontos que mais são abordados, além de ser uma chance de ver o que pode ser evitado na hora da prova e tentar minimizar os erros que poderiam ser cometidos. O tempo de aplicação da prova é curto e cada minuto conta, também veremos como otimizar esse tempo”, completou Dias.

EXAME

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para acesso ao ensino superior em universidades públicas ou particulares, através de bolsas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como para algumas universidades no exterior. A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

A prova tem 180 questões divididas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, sendo no primeiro dia 5h30 para responder as 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e elaborar uma redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo dia, os participantes terão 5h para responder 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 45 de Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias as questões são de disciplinas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (espanhol ou inglês), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação. Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, são questões de história, geografia, filosofia e sociologia. Já em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, os alunos responderão questões de biologia, física e química, além de matemática em Matemática e suas Tecnologias.

Por objetivar avaliar competências e não informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a competência a ser avaliada em cada questão. Portanto, as questões são colocadas em uma sequência sem qualquer tipo de agrupamento. As questões são de múltipla escolha com cinco alternativas (de A a E) e apenas uma correta. Para evitar fraude, a prova é realizada em versões identificadas por cores (amarela, branca, cinza, rosa e azul). O que difere uma prova da outra é a ordem das questões e alternativas. No entanto, as questões e textos das provas são os mesmos.

Com informações da prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado