Eleições 2020: Duarte Jr. apresenta propostas na TV Cidade

Eleições 2020: Duarte Jr. apresenta propostas na TV Cidade
Foto: reprodução/TV Cidade/Record TV.

A TV Cidade continua a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de São Luís, com o programa Eleições 2020.

Nessa quinta-feira (28) a emissora recebeu o oitavo entrevistado, Duarte Júnior (Republicanos). O candidato respondeu as perguntas feitas pelos apresentadores da TV Cidade, Sérgio Murilo e Markos Martins. Duarte pretende encarar os desafios da educação com experiência no trabalho como professor, comentou a destinação de emendas para a UEMA em vagas de pós-graduação para professores da rede pública e quer priorizar uma gestão especial para os que mais precisam.

EDUCAÇÃO

Duarte Júnior pretende reformar escolas municipais, incentivar a formação continuada de professores, garantir transporte público gratuito aos estudantes, combater a evasão escolar, fazer parcerias com operadoras de telefonia para garantir internet aos alunos da capital.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Pretende implantar o Programa Auxílio Municipal com a quantia de R$ 200 as famílias vulneráveis, reduzir a taxa de iluminação pública, desenvolver uma tarifa social para pessoas mais carentes.

INFRAESTRUTURA

Dar continuidade a todas as obras já iniciadas na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr., garantir asfalto com qualidade, desenvolver o programa Rua Digna municipal, pavimentando ruas dento dos bairros em parceria com as comunidades, reforçar política de limpeza pública e orientar quanto ao uso dos Ecopontos da cidade.

EMPREGO E RENDA

O candidato propõe programas de capacitação de mão de obra com cursos profissionalizantes, aproveitar potencial portuário, turístico e cultural, criar áreas de livre cultura e turismo na Beira-Mar, para eventos que vão além das 2h da manhã; reduzir imposto da rede hoteleira para baratear diárias na cidade; criar calendário estendido de eventos; divulgar a capital fora do Estado e do país.

SAÚDE

Duarte Junior pretende garantir o fim da fila de espera por consultas e exames na rede municipal de saúde, aumentar horário de atendimento nas unidades, descentralizar o centro de marcação de consultas transformando os terminais de integração em shoppings de serviço.

TRANSPORTE

A meta é renovar a frota de ônibus por inteiro, firmar parcerias para ciclovias e ciclo faixas interligadas com faixas exclusivas para ônibus.

Abaixo a entrevista completa com o candidato Duarte Júnior (Republicanos) a prefeito de São Luís.

Assista:

O próximo entrevistado será o candidato Silvio Antônio (PRTB),  na próxima sexta-feira (30). As entrevistas serão exibidas sempre após o programa Balanço Geral-MA, às 14h30. O último programa está previsto para ser exibido no dia 2 de novembro.

O programa Eleições 2020 terá cerca de 40 minutos com entrevistas individuais com todos os candidatos, conduzidas pelos apresentadores e com a participação dos repórteres da TV Cidade.

ORDEM DAS ENTREVISTAS

No último dia 6 de outubro foi realizado o encontro com representantes dos candidatos na sede da TV Cidade para definir as datas das sabatinas e reforçar a aplicação de todas as normas de segurança sanitárias necessárias para evitar a proliferação do novo Coronavírus.

Na ocasião, ficou decidida a ordem das entrevistas.

Confira:

20/10: Neto Evangelista (DEM) [assista a entrevista aqui]
21/10: Franklin Douglas (PSOL) [assista a entrevista aqui]
22/10: Yglésio Moyses (PROS) [assista a entrevista aqui]
23/10: Hertz Dias (PSTU) [assista a entrevista aqui]
26/10: Rubens Pereira Jr. (PCdoB) [assista a entrevista aqui]
27/10: Eduardo Braide (Podemos) [
assista a entrevista aqui]
28/10: Bira do Pindaré (PSB) [assista a entrevista aqui]
29/10: Duarte Júnior (Republicanos) 
30/10: Silvio Antônio (PRTB) 
02/11: Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade)

 PLEITO EM 2020

As eleições em 2020 foram adiadas e acontecem nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno - se houver) de acordo com a Emenda Constitucional nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho.

No Maranhão, dos 4.758.629 eleitores, o maior colégio eleitoral é São Luís com 699.954 e o menor é o município de Nova Iorque com 3.856 eleitores.

De acordo com os dados apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 147.918.483 eleitores brasileiros vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios brasileiros.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19.

Desde o dia 27 de setembro os candidatos das Eleições Municipais 2020 estão autorizados a fazer propaganda eleitoral, inclusive na internet. A propaganda eleitoral é aquela que promove o candidato e a sua plataforma eleitoral no âmbito público. Por meio dela, os concorrentes do pleito podem pedir votos aos eleitores.

Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27 de setembro em razão de a pandemia de Covid-19 ter adiado as Eleições Municipais de 2020.

Apesar do adiamento das eleições, a propaganda eleitoral continuará seguindo as normas estabelecidas na Resolução TSE nº 23.610/2019, que regulamenta a matéria. Esse é um tema sensível do Direito Eleitoral, uma vez que a violação das regras da propaganda figura como uma das principais causas de judicialização dos pleitos e causa de cassação de diplomas e mandatos.

Compartilhe
Conteudo Relacionado