OMS alerta sobre risco de câncer do ovário por consumo de gorduras trans

OMS alerta sobre risco de câncer do ovário por consumo de gorduras trans
Foto: Pixabay.

Os ácidos graxos trans, encontrados em alimentos industrializados e processados, podem estar associados ao maior risco de desenvolver câncer de ovário.

A informação da Agência Internacional de Pesquisa do Câncer, Iarc, e parceiros foi divulgada, nesta quinta-feira (2), pela revista especializada Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. A agência faz parte da Organização Mundial da Saúde, OMS.

Frituras

Segundo o estudo, a maior ingestão de ácidos graxos trans, como os encontrados em frituras, podem estar associados a um maior risco de desenvolver câncer de ovário.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram uma pesquisa de fatores de risco na qual isolaram 1.486 casos de câncer de ovário para investigar a associação entre ingestão individual de ácidos graxos e o risco de desenvolver a doença.

Os ácidos graxos trans industriais já eram conhecidos por causar obesidade e à inflamação. Condições de fatores de risco para o câncer de ovário. Daí, os pesquisadores creem que essa relação pode explicar, pelo menos em parte, a associação entre esses ácidos graxos e o tipo de câncer.

Em 2018, foi confirmado um total de 295.414 novos casos e 184.799 mortes em todo o mundo. O câncer do ovário é o oitavo mais comum e a oitava maior causa de morte de mulheres.

Prevenção

De acordo com a Iarc, devido ao aumento da incidência de câncer de ovário em todo o mundo “são urgentemente necessárias estratégias de prevenção”. Mas até o momento foram identificados poucos fatores que podem ser evitáveis.

Para o chefe da Seção de Nutrição e Metabolismo da Iarc, Marc Gunter, essas novas descobertas estão alinhadas com a recomendação da OMS de eliminar os ácidos graxos trans industriais dos alimentos.

O especialista defende que o novo estudo fornece novas evidências de que a redução no consumo de alimentos industrializados, incluindo a chamada fast food, poderia ajudar a baixar o risco de câncer de ovário e várias outras doenças crônicas. Entre elas estão outros tipos de câncer, relacionados ao maior consumo de ácidos graxos trans industriais.

Fonte: ONU News.

Compartilhe
Conteudo Relacionado