Maranhão realiza Semana de Enfrentamento a LGBTFobia

Maranhão realiza Semana de Enfrentamento a LGBTFobia nesta segunda-feira (16)
Fonte: reprodução

Acontece no Maranhão no período de 16 a 20 de maio a Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTFobia, uma iniciativa que visa fomentar o respeito à diversidade, debater mecanismos importante para a garantia dos direitos da população LGBTQIA+ e para o fortalecimento da democracia.

O mês de maio foi escolhido por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a LGBTfobia, comemorado no dia 17 de maio, que marca a luta e também celebra as vitórias já conquistadas deste seguimento da sociedade.

Com o tema “LGBTFOBIA não é opinião, é crime! – Aprovação do Plano Estadual De Politicas Publicas Já!!!”, o evento é uma realização da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), por meio do Comitê de Diversidade; Conselho Estadual dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT) e Fórum ONG LGBT do Estado do Maranhão.

A abertura da semana será realizada em São Luís, nesta segunda, no Auditório do Edifício João Goulart, às 8h30. Além da Sedihpop e do TJ/MA, a atividade contará com a presença de representantes das secretarias de estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP); Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Estarão presentes também Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados (OAB/MA), Conselho Estadual LGBT e Fórum Estadual LGBTI+. Na oportunidade será realizado o Lançamento do Boletim da Violência Letal LGBTI+ do Maranhão, uma produção do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão.

De 17 a 20 de maio as atividades acontecerão no interior do estado, em parceria com organizações da sociedade civil, nos municípios de Bacabal, Pindaré Mirim, Santa Inês, Caxias, Aldeias Altas, Raposa e Cururupu. O encerramento oficial das atividades será realizado no dia 20, com Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

Veja a programação abaixo:
Dia 16/05

São Luís
Abertura da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia.
Local: Auditório do Edifício João Goulart – AV. Dom Pedro II Centro Histórico
Horário: 8h30

De 17 a 20/05

Bacabal
Ato Público alusivo Ao Dia Internacional Contra LGBTIfobia
Horário: 8h30 às 17h
Local- IEMA


Pindaré Mirim
Roda de Diálogo Sobre Estratégia de Enfretamento a LGBTIfobia
Horário: 15h às 18h

Santa Inês
Realização de Panfletagem em diversos locais da cidade
Horário: 9h

Dia 18/05

Caxias
Seminário Municipal de Enfretamento a LGBTIfobia
Horário 8h30 às 12h

Aldeias Altas
Ato Público Contra LGBTIfobia
Horário: 15h às 18h

Dia 19/05

Raposa
Roda de Dialogo População LGBTI e o Enfretamento a LGBTIfobia
Horário 15h às 17h

Dia 20/05

São Luís
Encerramento Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia
Horário 18h às 22h
Local: Praça Nauro Machado

Dia 21/05

Cururupu
Seminário Municipal Politicas Publica e População LGBTI+
Horário: a definir

Fonte: Gov. do Maranhão

Compartilhe
Conteudo Relacionado