PF investiga fraude em licitação de máscaras em São Luís

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (8), em São Luís, a operação Tempo Real. 

O objetivo é desarticular associação criminosa formada por ex-servidores públicos e representantes de empresas, investigados por  fraude e superfaturamento na aquisição de equipamentos destinados ao combate à pandemia da COVID-19 na capital maranhense.

Segundo informações da PF, a investigação tem como objeto processo de licitação celebrado no  mês de abril de 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, destinado à aquisição de 20 mil máscaras FPP2, no valor total de R$ 718 mil reais.

"Destaque-se que os fatos investigados não dizem respeito à atual gestão da Secretaria", informa.

Os elementos colhidos durante a investigação revelaram que funcionários da antiga   gestão   da Secretaria   de   Saúde,   em   conluio   com empresários, fraudaram o contrato,  montando o  processo  de  contratação  e  elevando arbitrariamente os preços.

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de constrição patrimonial.  

Além disso, os  investigados também foram alvos de medidas cautelares diversas da prisão consistentes na  proibição  de  contratação  com  o Poder  Público,  proibição  de  acesso  à Secretaria Municipal  de  Saúde  e  proibição  de  manter  contato uns  com  os outros.

Ao todo, 20 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas  pela  1ª  Vara  Federal  de  São  Luís,  que  decorreram de representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação  (Art.  90  daLei  8.666/93), superfaturamento  (Art. 96,  I  da  Lei 8.666/93) e associação criminosa (Art. 288, Código Penal). 

A  operação  foi  denominada  “Tempo  Real”,  em  referência  à  expressão utilizada por um dos investigados em depoimento, ocasião em que afirmou que o líder da organização criminosa tinha informação em TEMPO REAL de todas as aquisições fraudadas pela antiga gestão da Secretaria Municipal de Saúde e pelos fornecedores.

Informações PF
 

Compartilhe
Conteudo Relacionado