Quarteto Colonial se apresenta no Sonora Brasil

Quarteto Colonial se apresenta no Sonora Brasil

Quem ama a música erudita e deseja conhecer mais a música sacra brasileira de concerto tem um motivo muito forte para sair de casa neste sábado dia 22. É que o SESC recebe o Quarteto Colonial (RJ), última atração da temporada 2011 do projeto Sonora Brasil. A apresentação acontece às 19h, no Teatro João do Vale.

O Quarteto Colonial compõe música sacra de concerto a partir da obra do Padre José Maurício Nunes Garcia. O repertório da apresentação é riquíssimo e inclui peças de Luis Álvares Pinto (1719-1789), José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805), Alberto Nepomuceno (1864-1920), Heitor Villa-Lobo (1887-1959), Osvaldo Lacerda(1927), Ernst Mahle (1929), que nasceu na Alemanha e se naturalizou brasileiro em 1962, e Antônio Vaz (1935-2005), entre outros compositores. Algumas peças, como “Categiró”, de Mahle, utilizam textos de poetas brasileiros como Cassiano Ricardo (1895-1974).

Na 14ª edição, o Projeto Sonora Brasil trouxe para São Luís um repertório riquíssimo da música vocal presente nas festividades populares em devoção às entidades religiosas, no tema Sagrados Mistérios: vozes do Brasil. Desta forma, estiveram inseridas na programação as apresentações das Caixeiras do Divino (MA), da Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (RJ), da banda de Congo Panela de Barro (ES) e, no próximo domingo, o Quarteto Colonial encerrará o projeto

O objetivo do Projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

QUARTETO COLONIAL

Formado por Doriana Mendes, Daniela Mesquita, Geilson Santos e Luiz Kleber Queiroz, o Quarteto vai apresentar a música sacra brasileira de concerto, repertório composto pelos mestres de capela para o ofício religioso da igreja católica e a obra de compositores modernos e contemporâneos inspirada nesse universo.

A expressão “música sacra” designa a música erudita da tradição religiosa judaico-cristã, mas em sentido mais amplo também relaciona a música religiosa presente em cultos de outras religiões. Encontra-se essa denominação desde a Idade Média, quando se buscou definir uma forma distinta para as composições relacionadas às missas e outras práticas religiosas, tendo o canto gregoriano como uma de suas expressões mais antigas e reconhecidas.

Em todos os períodos da história da música ocidental encontramos exemplos de repertório composto para a função religiosa ou para concertos a partir das referências dessa música funcional. Palestrina, Monteverdi, Vivaldi, Bach, Mozart, Gounod, Penderecki e tantos outros podem ser citados como exemplos em âmbito mundial. No Brasil, Lobo de Mesquita, Padre José Maurício Nunes Garcia, Camargo Guarniere, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar e Almeida Prado são destaques.

Os salmos, os motetes, as missas e os réquiens, principais formas representativas da música sacra, tinham na voz um elemento fundamental em sua representação. Coros e solistas interpretavam os textos bíblicos sobre os quais eram compostas as músicas que acompanhavam as partes das missas. Muitas igrejas tinham seus músicos residentes, que compunham novas músicas regularmente, especialmente para os ciclos da Semana Santa, o que fez com que o repertório de músicas sacras alcançasse volume expressivo de obras ao longo da história. O mais ilustre compositor que um dia assumiu essa função foi Johann Sebastian Bach e, no Brasil, o grande destaque foi o Padre José Maurício.

REPERTÓRIO DO QUARTETO

Divertimentos harmônicos (Luis Álvares Pinto - 1719-1789)
Quae Est Ista
Eficcieris Grávida
Oh! Pulcchra Es, ET Decora

Cum appropinquaret (dominica in palmis) (José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita - 1746-1805)

Obras para a Semana Santa Gradual para Domingo de Ramos (Pe. José Maurício Nunes Garcia - 1767-1830)
Domine Jesu
Domine Tu Mihi Lava Pedes
Improperium Espectavi

O salutaris hostia (Alberto Nepomuceno - 1864-1920)

Ave Maria Nº 17 (Heitor Villa-Lobos - 1887-1959)

Kyrie (da Missa Ferial) – (Osvaldo Lacerda - 1927)

Categiró (Ernst Mahle - 1929 | Texto de Cassiano Ricardo - 1895-1974)

Procissão da chuva (Cacilda Borges Barbosa - 1914-2010 e Wilson Rodrigues)

Pater Noster (Antônio Vaz - 1935-2005)

Kyrie (Caio Sena - 1959)

2ª Ladainha (Antônio Vaz - 1935-2005 e Cassiano Ricardo - 1895-1974)

Sacra Cantilena Alleluia/Oratio/Psalmos Brevis (João Guilherme Ripper - 1959 |
texto de Maria Lucia Vianna em Oratio)

Requiem (Do Tríptico) (Alexandre Schubert - 1970)
 

SESC/MA

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