Se comparado ao mesmo período em 2010, terceiro trimestre apresentou crescimento zero

Se comparado ao mesmo período em 2010, terceiro trimestre apresentou crescimento zero

Segundo o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro semestre de 2011 não houveram variações do nível. Isso significa que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional apresentou variação nula (0%) em comparação ao aos três meses anteriores. A pesquisa que foi realizada nesta terça-feira (06), mostra que a agropecuária cresceu 3,2%, sendo responsável por não deixar o país desacelerar, já que os setores da indústria e serviços tiveram queda de 0,9% e 0,3%, respectivamente.

Outro ponto importante da pesquisa é a baixa na produção industrial foi resultado da redução de 1,4% da indústria de transformação, já que as outras atividades indústriais tiveram variações positivas - extrativa mineral (1,3%), eletricidade, água, esgoto e limpeza urbana (0,8%) e construção civil (2%).

Para o órgão de pesquisa, o comércio foi o principal responsável pela queda dos serviços com variação negativa de 1%. Porém, ao que se sabe, as atividades imobiliárias e serviços de transportes, correios, educação e saúde registraram alta no período. Se fosse feito um comparativo com o mesmo período do ano de 2010, os números mostrariam uma economia com 2,1% de crescimento com a agropecuária também no topo dos principais setores em expansão, com 6,9%. Nas colocações seguintes estariam o setor de serviços com 2% e industria com apenas 1%.

PIB

No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB cresceu 3,7%, apoiado principalmente nos preços básicos, que cresceram 3,3% e nos impostos sobre produtos (com alta de 6,1%). As atividades econômicas que mais desenvolveram no último ano foram serviços (3,6%), indústria (2,9%) e agropecuária (2,7%), respectivamente.

Esse quadro apresenta uma variação já esperada pelo governo, que apesar da previsão de o PIB fechar o ano de 2011 ente 3,2% e 3,8%, possa existir um crescimento na moderação em função do cenário internacional e das medidas adotadas pelo governo para melhorar as contas públicas e conter a inflação.

 

Da Redação SuaCidade.com

Compartilhe