Se seu navegador não suportar JavaScript. Algumas funcionalidades não serão exibidas, estamos trabalhando para disponibilizar mais breve possível as funcionalidades sem javascript.

suaCidade

São Luís

23/01/2019 - 18:16

Sao Luis: Pequenas Nuvens, 29 °C

Serra Pelada deve voltar a produzir ouro em 2012

Serra Pelada deve voltar a produzir ouro em 2012

Quase 20 anos depois de ser fechada pelo governo, a maior mina de ouro a céu aberto, Serra Pelada, localizada no Pará, voltará a ativa e será mecanizada.A empresa de mineração canadense Colossus Minerals Inc., associada à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), conquistou a permissão para explorar a área.

Os primeiros levantamentos feitos em 100 hectares indicaram a presença de, pelo menos, 50 toneladas do metal. Esse número deve ser atualizado pela empresa em janeiro. A expectativa dos ex-garimpeiros é que o volume seja bem maior, já que a própria mineradora informou que o potencial de novas descobertas na propriedade é elevado.

A antiga mina, que na década de 1980 foi alvo da maior corrida a metais preciosos da história da América Latina, chegou a ser conhecida como “formigueiro humano”, com mais de 80 mil garimpeiros trabalhando ao mesmo tempo. O ouro retirado deveria ser vendido exclusivamente à Caixa Econômica Federal. Na época, foram extraídas cerca de 40 toneladas do metal precioso, sem contar o que foi vendido clandestinamente. O grande buraco que os trabalhadores cavaram é hoje um lago com mais de 100 metros de profundidade.

Até entrar em operação, a multinacional canadense terá que investir R$ 320 milhões na construção da mina subterrânea, batizada de Nova Serra Pelada. O lucro, no entanto, será contado em bilhões de reais. Segundo o acordo feito entre a Colossus e a Coomigasp, que levou à criação da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM), 25% do lucro será repartido com os mais de 38 mil ex-garimpeiros da região associados à cooperativa e o restante ficará com a multinacional.

 

Com informações da Radiobras
*foto ilustrativa de
Marcel Gauthero





Enquete

Você é a favor do Uber ou outros aplicativos de transporte em São Luís?:

 

E-mail:

greg