SES inicia capacitação com profissionais que cuidam de idosos em casas de repouso

SES inicia capacitação com profissionais que cuidam de idosos em casas de repouso

Com o propósito de dar continuidade às ações de Vigilância em Saúde no Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realiza hoje (10) e amanhã (11), das 8h às 18h, em São Luís, o Curso de Capacitação em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O evento será realizado no auditório da Celebre Eventos, centro da capital.

A capacitação é voltada para profissionais envolvidos na proteção da saúde do idoso, em observância às políticas do Pacto pela Saúde, dos municípios de São Luís, Imperatriz, Balsas, Caxias, Grajaú, Vitória do Mearim, Barra do Corda, Açailândia, e Rosário. Esses técnicos terão a oportunidade de discutir os temas:

- As políticas públicas e o envelhecimento;
- Estatuto do Idoso
;
- RDC Nº 283/2005
;
- Compreendendo a velhice
;
- Terapia ocupacional x Saúde do Idoso
;
- Ações da Visa para a melhoria da qualidade nas ILPIs
;
- Boas práticas no serviço de nutrição em ILPIs
;
- Como gerenciar os resíduos de serviços de saúde
;
- Avaliação de desempenho e padrões de funcionamento de ILPIs
;
- Violência contra o idoso
;
- Diagnóstico das ILPIs no Maranhão
.

Não há consenso sobre o que seja uma ILPs. Sua origem está ligada aos asilos, inicialmente dirigidos à população carente que necessitava de abrigo, frutos da caridade cristã diante da ausência de políticas públicas. Isso justifica que a carência financeira e a falta de moradia estejam entre os motivos mais importantes para a busca, bem como o fato de a maioria das instituições brasileiras ser filantrópica (65,2%), o preconceito existente com relação a essa modalidade de atendimento e o fato de as políticas voltadas para essa demanda estarem localizadas na assistência social.

Para o superintendente da Suvisa, Paulo Jessé Silva Gonçalves, o profissional que trabalha com o idoso deve sempre buscar a capacitação para prestar bons serviços, dessa forma pode tratar o idoso com dignidade e respeito. "Os ILPIs estão nas ações de vigilância sanitária, no que diz as inspeções no cumprimento das normas sanitárias, mas também como políticas educativas, que tem como principal objetivo contribuir na preparação de um profissional consciente de sua missão de proteção individual e coletiva da sociedade, de acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS)", disse ele.

 

SES

 

PROMOÇÃO CAIXA PREMIADA - Qual é a Bronca? (11 de novembro)

  • Dica: A caixa azul tem dinheiro.

 

Compartilhe