Símbolo da paz mundial, Mandela chega aos seus 94 anos

Símbolo da paz mundial, Mandela chega aos seus 94 anos

Um dos nomes mais importantes da África, símbolo da paz e exemplo para os líderes políticos, Nelson Mandela completa nesta quarta-feira (18), 94 anos.

Ex-presidente da África do Sul (1994-1999), Mandela já recebeu um Prêmio Nobel da Paz em 1993, é também chamado de Pai da Pátria no seu país.

Mandela ficou preso por 28 anos devido suas ações de resistências ao regime de segregação racial. Com limitações físicas devido à idade, Mandela tem aparecido pouco em público.

Mandela se tornou uma espécie de símbolo internacional em decorrência de sua luta contra o regime segregacionista do apartheid.

De 1948 a 1994, a África do Sul viveu sob o regime de segregação racial, com divisões sociais, políticas e econômicas. Os direitos da maioria da população negra foram reduzidos em detrimento dos da minoria branca.

O apartheid gerou violência e um significativo movimento de resistência interna, assim como embargo internacional à África do Sul. Ao longo da história, houve uma série de revoltas e protestos no país, colocando em lados opostos brancos e negros.

Nelson Mandela ficou preso de 1962 a 1990. Mesmo na prisão, manteve sua força política interna e externa. Recebeu homenagens em vários países e o título de doutor em direito pela defesa aos direitos humanos. Em 1993, Mandela foi eleito presidente, consolidando um marco histórico na África do Sul e buscando reconciliar oprimidos e opressores.

Ao visitar o Rio de Janeiro, em 1992, logo depois de assumir a Presidência da África do Sul, Mandela foi homenageado e disse ter se sentido em casa.

Porém, na sua vida privada, Mandela viveu momentos de constrangimento como a revelação de infidelidade de sua segundo mulher, Winnie, que também foi denunciada de corrupção.

Eles se divorciaram e Mandela casou com Graça Machel, viúva de Samora Machel, ex-presidente de Moçambique.

Compartilhe