O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

25 milhões de brasileiros ainda fumam, revela Saúde

Compartilhar
25 milhões de brasileiros ainda fumam, revela Saúde

 No dia Nacional do Combate ao Fumo (29 de agosto), o Ministério da Saúde revela que 12% dos brasileiros são fumantes, o que equivale a 25 milhões de pessoas. O cigarro ainda é responsável pela origem de vários tipos de câncer e outras 50 doenças graves, de derrames à impotência.

Segundo o  pneumologista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Meirelles,  o tabagismo é uma doença que enfraquece e mata órgãos vitais do corpo humano.

“São cerca de 50 doenças”, explica o médico. “Vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), além de menopausa, infertilidade e envelhecimento precoces são alguns dos problemas de saúde que podem ser ocasionados pelo fumo”, listou o especialista.

E para quem decide largar o vício, uma boa notícia: os efeitos benéficos da respiração do fumante (que não esteja com doença pulmonar) podem ser sentidos nos primeiros dois ou três dias de mudança de hábito.

“Com exercícios regulares a vida do ex-fumante ganha muito em qualidade”, explica Meireles.
Segundo o Ministério da Saúde, o país tem cerca de 3 mil unidades de saúde que oferecem tratamento contra o vício em tabaco, o que inclui apoio psicológico, medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos.

Segundo Meirelles, deixar de fumar é difícil, mas o acompanhamento de profissionais pode tornar o processo mais confortável.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. Além disso, cerca de 1,2 bilhão de pessoas são fumantes. "Cerca de 80% dos fumantes desejam parar, mas apenas 3% conseguem realmente abandonar o vício.

Além disso, é considerado ex-fumante a pessoa que fica um ano sem fumar”, explica o cardiologista do Hospital do Coração do Brasil, João Ferreira Marques.
O médico esclarece que, quem abandona o vício antes dos 30 anos, consegue reestabelecer o organismo a ponto de parecer que nunca fumou.

Segundo pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entre 1989 e 2010 um em cada três brasileiros deixou de fumar devido à entrada em vigor das medidas que restringiram a propaganda de cigarros na televisão e em veículos de comunicação de massa.

Com AgBr

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação