34° Femaco encanta músicos e incentiva o canto-coral no estado

“Música acima de tudo”, é com esse pensamento e sentimento que está sendo realizado o 34° edição do Festival Brasileiro de Canto Coral no Maranhão (Femaco). O evento é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e teve início ontem (11), às 17h, no Teatro Arthur Azevedo, com apresentação de cinco corais infantis, e às 19h, de mais quatro corais adultos. Além do teatro, haverá apresentações também na igreja de Santo Antônio. A entrada é gratuita.
Participam do festival corais maranhenses, da Bahia, Rio Grande do Norte e Pará, tendo na solenidade de abertura o pronunciamento dos representantes das instituições e empresas promotoras e apresentação do Coral “Amor e Vida”, de São Luís (MA); Canto Curumim, de São Luís (MA); Pequenos Cantores, da cidade de Icatu (MA); Coral Infantil Angellu’s Vox, de São Luís (MA). O encerramento dessa primeira noite deu-se com a apresentação do Coral Infantil Dom Bosco, de São Luís (MA).
De acordo com a coordenadora do festival e também regente do coral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Angélica Vieira da Silva, o evento volta a ser realizado no teatro Arthur Azevedo. "Este ano voltamos a realizar o evento no teatro, antes ele era feito em igrejas da capital consideradas históricas, principalmente pela questão de espaço”, disse.
Angélica também comentou o fato de que no início poucas eram as participações de corais infantis, visto que a música, segundo a mesma, ajuda as crianças e adolescentes a terem melhor interação social, percepção do meio em que vivem e expande os horizontes da mente.
Mais de 20 corais do estado estão participando do 34° Femaco e o entusiasmo é geral. É o caso de Larissa Kellen (14), que há 10 anos canta em corais, vê o evento como uma oportunidade de mostrar seu talento. "É ótimo porque a gente vê a expectativa do público e por isso ficamos todos mais ansiosos em fazer algo que todos gostem, e quem sabe, voltarem no ano seguinte. O reconhecimento é importante, porque de certo modo, a música-coral é pouco valorizada", disse a adolescente.
E para mostrar que Larissa realmente gosta do que faz, tratou logo de influenciar a outros para participar também. Suzy Emilly diz que de tanto receber convites e ouvir comentários efusivos da amiga, ficou curiosa e após alguns ensaios também entrou para o canto de coral.
"Quando eu me mudei para São Luís comecei a ter contato com a música-coral por incentivo da Larissa, assisti alguns ensaios e gostei bastante. Para mim, o principal motivo para eu querer participar é porque acredito ser importante levar a cultura maranhense em diante, valoriza-la, pois encontrar emprego hoje em dia está difícil e a gente pra crescer profissionalmente, precisa fazer o que gosta", comentou a coralista.
Programação de quarta a sexta-feira
A programação do 34º Femaco continuará na quarta-feira, 12, às 17h, no Teatro Arthur Azevedo, com apresentação dos corais infantis “Kids Voices in Harmony”, de São Luís (MA); “Recriando o Lúdico”, de São Luís (MA); Coral São Joãozinho, de São Luís (MA); Coral Infantil “O Bom Pastor”, de São Luís (MA); Coral Infanto Juvenil “Teatro Arthur Azevedo”, de São Luís (MA). Já às 19h, também no Teatro Arthur Azevedo, haverá apresentação do Coral “Amigas do Peito”, de São Luís (MA).
Em seguida cantarão o Coral “Casa da Família”, de São Luís (MA); Coral Luis Morais, de Humberto de Campos (MA) e Coral São Luís (EBCT), de São Luís (MA).
Já na quinta-feira (13), às 17h, no Teatro Arthur Azevedo, haverá apresentação do Coral Encanto de São Roberto, da cidade de São Roberto (MA); Coral Educar, de São Luís (MA); Coral Infanto Juvenil Batista, de São Luís (MA); Coral “Viva Vida”, de São Luís (MA); e Coral Universidade Infantil Rivanda Berenice, de São Luís (MA). Já às 19h, também no Teatro Arthur Azevedo, mais seis grupos de corais farão apresentações. São eles: Coral Liceu Maranhense, de São Luís (MA), Coral Voices in Harmony (ICBEU), de São Luís (MA); Coral “Vozes do Potengi”, da cidade de Natal (RN); Coral Setran’s, de Belém-PA, Coral IRDEB, da cidade de Salvador (BA) e o Coral São João, de São Luís (MA).
E no dia 14, sexta-feira, a programação começará somente às 19h, na Igreja de Santo Antonio com o Coral Infantil de Imperatriz “Os Curumins”, de Imperatriz (MA), Coral Setran’s, de Belém (PA); Coral Maranatha, de São Luís (MA) e Coral de Imperatriz “Os Timbiras”, de Imperatriz (MA). Haverá ainda uma sessão especial no sábado (15).
Da Redação TV Cidade
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação