Agentes de Saúde recebem equipamentos de proteção individual

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária Estadual, entregou, nesta sexta-feira (11), kits contendo equipamentos de proteção individual para o uso dos agentes de saúde no combate à dengue na Região Metropolitana de São Luís.
As vigilâncias sanitárias dos municípios de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar receberam kits contendo luvas, máscaras, aventais, óculos de proteção, camisas de mangas compridas e outros equipamentos de uso pessoal para que sejam usados pelos agentes de saúde que fazem aplicação do larvicida nos reservatórios de água potável nas residências.
“Este tipo de equipamento é importante, pois protege o agente de saúde no momento em que ele está exercendo a sua função”, explicou Alberto Carneiro, secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES.
Além dos EPIs, foram entregues materiais de divulgação, como cartazes, panfletos e cartilhas para serem distribuídos à população. O trabalho de combate à dengue é feito por meio da eliminação do mosquito e da conscientização da população na questão de não manter reservatórios de água potável que possam servir de ambiente para o mosquito se reproduzir. “Como ainda não existe vacina contra a doença, devemos trabalhar no combate ao mosquito”, explica Carneiro.
Para evitar a proliferação do mosquito, a pessoa deve manter recipientes como caixas d’água, cisternas ou tanques devidamente fechados, e não deixar água parada em locais como vidros, garrafas, pneus, vasos, calhas ou buracos.
Segundo o Ministério da Saúde, um único mosquito sobrevive 45 dias e pode contaminar até 300 pessoas. Se a pessoa estiver apresentando febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço ou enjôo, deve procurar o posto de saúde mais próximo para obter a ajuda médica necessária.
SES
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação