O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Anvisa restringe exposição de cigarros em pontos de venda

Compartilhar
 Anvisa restringe exposição de cigarros em pontos de venda

A exposição de cigarros e produtos de tabaco vai ficar mais restrita.  É o que prevê norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovada na última terça-feira (16).

Os cigarros terão que ficar expostos longe de produtos destinados ao público infanto-juvenil como balas, chicletes e chocolates. As lojas ainda ficarão impedidas de incrementar vitrines de cigarros com recursos de marketing como iluminação direcionada, cores ou sons.

Diversos projetos do Senado também pretendem restringir o acesso ao fumo. Um deles é o PLS 769/2015 que proíbe propaganda de cigarros, veda o uso de aditivos que confiram sabor e aroma a estes produtos e classifica como infração de trânsito fumar em veículos quando houver passageiros menores de 18 anos.

Outra proibição prevista é o uso de substâncias que possam intensificar, modificar ou realçar o sabor e o aroma do cigarro.

Segundo pesquisa divulgada pela revista cientifica Tobacco Control, nos 77 países onde as propagandas de cigarro já foram banidas nos pontos de venda, aconteceu uma redução média de 7% na prevalência do tabagismo entre adultos.

O projetos aguardam aprovação no Plenário do Senado.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação