O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Apagão atinge 24 cidades maranhenses e oito estados nordestinos

Compartilhar
Apagão atinge 24 cidades maranhenses e oito estados nordestinos

Vinte e quatro cidades maranhenses sofreram com o apagão de energia elétrica na tarde desta quarta-feira (28), devido a um problema, ainda desconhecido,  no sistema interligado Norte-Sul, sob gestão da Cia Hidroelétrica do São Francisco. A pane  foi considerada pela Chesf de grau 7 (grande porte), atingindo sete capitais em oito estados nordestinos.

O corte de energia chegou a 8 mil megawatts, o que representaria impacto para 16 milhões de pessoas: 1000 MW servem cerca de 2 milhões de usuários. Foi o maior apagão registrado em 2013.

A assessoria da operadora maranhense, Cemar, divulgou uma lista das cidades afetadas, afirmando que o problema  prejudicou 229.648 casas ou unidades cosumidoras.

Eis a íntegra da nota da Cemar sobre o apagão:

Um problema no Sistema Interligado Nacional no trecho Norte/Sul, afetou as cargas derivadas da CHESF - Companhia Hidrelétrica do São Francisco, provocando a interrupção de energia elétrica parcialmente aos municípios maranhenses de Caxias, Timon, Tutóia, São João dos Patos, Aldeias Altas, Araioses, Pastos Bons, Passagem Franca, Magalhães de Almeida, Lagoa do  Mato, Sucupira do Norte, São João do Sóter, Paraibano, Alto Parnaíba, São Bernardo, Paulino Neves, São Domingos do Azeitão, Água Doce do Maranhão, Santana do Maranhão, Matões, Barão de Grajaú, Sucupira do Riachão, Colinas e Nova Iorque, na tarde de hoje,  28 de agosto. Ao todo 229.648 unidades consumidoras ficaram sem energia entre 15 horas e 8 minutos e 16 horas e 10 minutos.

Segundo informações da CHESF, o Maranhão foi atingido parcialmente, mas a falta de energia elétrica afetou oito estados do nordeste brasileiro.

Durante todo o período, a diretoria de Distribuição da CEMAR manteve contato com a direção da CHESF e O N S – Operador Nacional do Sistema, até o restabelecimento total do fornecimento da energia elétrica para os 24 municípios maranhenses atingidos.

 

A assessoria do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, às 16h30 de hoje (28), que a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida. A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje.

Às 15h03, uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de sete estados da Região Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, em Alagoas, no Ceará, em Sergipe, na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte e a empresa vai apurar as causas do blecaute. O ONS também está investigando as causas do desligamento.

Com AgBr

 

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação