O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Aprovada proposta que regulamenta a meia-entrada em eventos, mas não vale para Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Compartilhar
Aprovada proposta que regulamenta a meia-entrada em eventos, mas não vale para Copa 2014 e Olimpíadas 2016

A proposta que regulamenta a meia-entrada foi aprovada pela Comissão de Educação nesta terça-feira (26). Senadores do colegiado vão pedir ao presidente da casa, Renan Calheiros a inclusão urgente do projeto na pauta do plenário.

Terão direito à meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos os estudantes, os idosos, as pessoas com deficiência e os jovens de 15 a 29 anos de baixa renda. O maior obstáculo à regulamentação do benefício, de acordo com o relator, senador Vital do Rêgo (foto), é a falta de regras para comprovar quem tem direito à meia-entrada. Por isso, a necessidade, segundo o senador pelo PMDB da Paraíba, de definir com clareza e de forma permanente quem são os beneficiários e quais os documentos aceitos.

“Eu vejo manifestações emocionadas para valorizar um movimento que já estava no cotidiano, a meia entrada, mas precisava ser regulamentada. Com uma lei perene, permanente, uma lei clara, que pudesse oferecer a todos a competitividade na produção, as garantias do direito e uma isonomia de tratamento. Nós há muito tempo precisávamos dessa lei. Há seis anos o Congresso vem discutindo.”, disse Vital do Rego.

Os documentos devem ser apresentados no momento da compra do ingresso e na entrada do evento. Os idosos precisam apenas da identidade, e os jovens carentes, de comprovante de inscrição no cadastro único para programas sociais do governo federal e de renda familiar abaixo de dois salários mínimos por mês. Os estudantes matriculados no ensino regular – que engloba da educação infantil à superior, além dos ensinos especial, profissional e tecnológico – deverão apresentar carteira de identidade estudantil.

A meia-entrada será limitada a 40% dos ingressos disponíveis, e não vai valer na Copa do Mundo de 2014 nem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação