O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Assassinatos e suicídios de índios aumentam no Brasil

Compartilhar
 Assassinatos e suicídios de índios aumentam no Brasil

A violência contra os povos indígenas no Brasil foi tema de audiência na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) nesta quarta-feira (5). O documento do Conselho Indigenista Missionário, que é ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mostra o aumento da violência contra os povos indígenas em 2014.

Segundo o relatório, 138 foram assassinados, um aumento de 70% em relação ao período anterior. Foram registrados, ainda, 135 suicídios, quase o dobro do verificado em 2013.

Especialistas e representantes de órgãos ligados à comunidade indicaram a disputa dos produtores rurais e a negligência do Estado com os conflitos por terra como principais fatores para a violência. O secretário executivo do órgão, Cleber Buzatto, reclamou que o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou os atos de demarcação das terras em 2014. Carlos Moura, representante da Comissão Brasileira Justiça e Paz, fez um apelo para que os parlamentares rejeitem a PEC 215, que pode transferir a responsabilidade da demarcação do Poder Executivo para o Congresso Nacional.

O senador Telmário Mota, do PDT de Roraima, garantiu que um relatório com os pontos discutidos na audiência vai ser enviado ao Ministério da Justiça e ao Supremo para que seja tomada uma nova posição sobre o assunto. Telmário Mota também pretende buscar apoio para a Fundação Nacional Índio (Funai).

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação