Balneabilidade: só uma praia de SL está própria para banho, diz relatório

De acordo com um laudo expedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), só a praia do Olho D’água, em São Luís está própria para o banho. Todas as outras apresentaram altos índices de contaminação e devem ser evitadas pelos banhistas.
Monitoramento foi feito entre os dias 11 de maio a 8 de junho, com amostras coletadas em 17 pontos nas praias da Ponta D’Areia, Araçagy, Olho D’água, São Marcos e Praia do Meio. A ação foi feita por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública.
Para o engenheiro ambiental especialista em balneabilidade, Marcio Vaz, a avaliação é feita em 5 semanas. O teste quantifica o número de bactérias por 100ml de água. Estas bactérias podem ser veículo de transmissão de doenças como a hepatite ou agente causador de problemas gastro intestinais.
Além disso a água pode ter sido contaminada com água de esgoto, que pode trazer outras doenças, caso o usuário da praia venha a ingerir a água. O maior risco, neste caso, é da população infantil.
Veja os detalhes na reportagem de Eduardo Pinheiro, abaixo:
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.
Colabore com a redação