Postos de combustíveis ainda mantém informação antiga de imposto em cupom fiscal

Alguns Postos de Combustíveis ainda não atualizaram a informação da alíquota de 18% na emissão dos cupons fiscais. Isso tem gerado dúvidas aos consumidores quanto a real aplicação e cobrança do ICMS.
A Secretaria de Fazenda do Maranhão (SEFAZ) reforça que as alíquotas do ICMS foram reduzidas para 18% por meio da Lei 11.792/2022, de 13 de julho de 2022.
A tributação dos combustíveis é feito por meio da modalidade de Substituição Tributária.
O ICMS é pago somente uma vez pelas refinarias de petróleo, que repassa esses valores para os preços dos produtos até o consumidor final. Portanto, o ICMS não é cobrado na venda ao consumidor final na bomba de combustíveis.
Na nota fiscal eletrônica do consumidor enviado, antigo cupom fiscal, está exibido de forma errada o quanto de tributo o consumidor suportou ao longo de toda a cadeia de comercialização da gasolina, uma obrigação determinada pela lei federal 12.741/2012, que dispõe sobre as medidas de esclarecimento ao consumidor, de que trata o artigo 150 da Constituição Federal.
Essa lei determina que os documentos fiscais emitidos na venda ao consumidor de mercadorias e serviços, em todo território nacional, deverá conter a informação do valor aproximado dos tributos federais, estaduais e municipais, cobrados na venda de mercadorias.
Portanto, a informação exibida no cupom fiscal (de 30,5%), não corresponde às alíquotas cobradas, uma vez que a tributação é feita na venda das refinarias para as distribuidoras.
Trata-se apenas uma informação que é de responsabilidade dos sistemas de emissão de notas fiscais dos postos de combustíveis que precisam ajustar seus sistemas, para a atual carga tributária de 18% de ICMS de determinada pela lei estadual 11.792/2022, de 13 de julho de 2022.
A Secretaria de Fazenda informa ainda que vai comunicar o PROCON para que adote medidas visando coibir esta prática que causa dúvidas e contestações aos consumidores.
Com informações da SEFAZ.
Continue lendo
PM cumpre mandado por tráfico de drogas na Cidade Olímpica em São Luís
PM recupera motocicleta roubada na região da Cohab em São Luís
Estreito dos Mosquitos: moradores relatam rachaduras após implosão de ponte na BR-135
Jovem de 19 anos é preso por duplo homicídio em bar em Amarante do Maranhão
Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica para a redação em sao-luis?
Colabore com a redação