O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Senado aprova ampliação de pensão a crianças afetadas pelo vírus zika

Compartilhar
Senado aprova ampliação de pensão a crianças afetadas pelo vírus zika
Foto: TV Brasil

O Senado aprovou, na tarde desta quarta-feira (5), a Medida Provisória 894/2019, que institui uma pensão mensal vitalícia, no valor de um salário-mínimo, para crianças com síndrome causada pelo zika vírus.

O texto aprovado ampliou o número de crianças beneficiárias dessa pensão. A MP original limitava o benefício às nascidas até dezembro de 2018. Agora, será concedida a pensão às crianças afetadas pelo vírus e nascidas entre 1° de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2019.

A MP havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro e trancava a pauta do Senado. Foi a primeira matéria votada pelos senadores em 2020.

Levantamento realizado pelo Ministério da Cidadania indica que 3.112 crianças nasceram com microcefalia de janeiro de 2015 a dezembro de 2018 e são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A MP aprovada hoje proíbe a acumulação dessa pensão mensal vitalícia para a criança com o recebimento do BPC e exige ainda a desistência de ação judicial contra o governo relacionada ao tema. A pensão concedida com base na MP não dará direito a abono ou a pensão por morte.

O texto vai à sanção presidencial.

Informações Agência Brasil

Continue lendo

São Luís

Incêndio atinge bar em casarão no Centro Histórico de São Luís

há 3 h
São Luís

Projeção do IBGE indica maior número de idosos no Maranhão a partir de 2043

há 3 h
São Luís

Feriado de Nossa Senhora Aparecida movimenta a Praia do Calhau

há 4 h
Economia

Agro Record: MA se destaca na piscicultura e alerta para os impactos do El Niño

há 4 h
Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação