O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Café da manhã é importante para desempenho escolar

Compartilhar
Café da manhã é importante para desempenho escolar

Um estudo solicitado pela Nestlé avaliou a percepção de 300 profissionais da educação sobre os hábitos alimentares dos alunos de escolas de São Paulo e mostrou que a maioria dos entrevistados (64%) percebe que os estudantes não tomam café da manhã. Os principais indícios apontados pelos professores são a desatenção e a dificuldade de concentração durante as aulas.

Sabe-se que o consumo regular de um café da manhã balanceado melhora a capacidade de concentração e deixa as crianças mais dispostas para aprender. De acordo com o pediatra e nutrólogo da Universidade de Federal de São Paulo (Unifesp), Mauro Fisberg (CRM 28119- SP), a falta de alimentação tem impacto na energia das crianças e pode prejudicar o aproveitamento das aulas.

Na pesquisa encomendada pela Nestlé, os resultados apontaram outro dado alarmante: 80% dos professores já presenciaram mal-estar físico dos alunos no período da manhã, em situações que acreditam ter como causa a falta de alimentação. Os sintomas mais citados foram tontura, dor de cabeça, enjoo, palidez, fraqueza e desmaio.

Segundo a nutricionista da Universidade de São Paulo (USP), Sílvia Cozzolino (CRN3 – 0621), mesmo crianças saudáveis e sem nenhuma deficiência nutricional grave podem apresentar os sintomas mencionados pelos professores se ficarem muitas horas sem se alimentar ou mesmo se a refeição não for adequada.

Entre os educadores pesquisados, 89% reconhecem que a falta de café da manhã influencia o aproveitamento das aulas e 95% entendem que crianças alimentadas têm mais disposição para aprender. No entanto, apenas 14% acreditam que todos os seus alunos têm o hábito de tomar café da manhã regularmente. Para 55%, a falta da refeição é mais frequente entre os alunos maiores, do 5° ao 9° ano, com idades entre 11 a 14 anos.

Para Fisberg, é compreensível, já que essa faixa etária tende a ser mais independente do controle dos pais em relação à alimentação.

De acordo com Sílvia Cozzolino, é bom lembrar que a variação do cardápio, além de contribuir para uma refeição mais equilibrada e nutritiva, permite que a criança tenha mais opções no futuro, quando tiver que fazer suas próprias escolhas.

 

Yahoo

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação