O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Carreta da Mulher e Mamógrafo Móvel realizam atendimentos no bairro João de Deus

Compartilhar
Carreta da Mulher e Mamógrafo Móvel realizam atendimentos no bairro João de Deus

Com o serviço de itinerância do Governo do Maranhão, mulheres do bairro do João de Deus e região serão atendidas de forma integrada, a partir desta quinta-feira (28) até sábado (30), na unidade da Carreta da Mulher Maranhense e Mamógrafo Móvel, na Praça do João de Deus, em frente à Unidade Integrada Odylo Costa Filho, no bairro João de Deus, em São Luís.

A ação conjunta das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) oferta exames de mamografia e preventivo, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A iniciativa faz parte da programação do Março Lilás, campanha dedicada a conscientizar e combater o câncer de colo de útero.

“O Governo do Maranhão continua levando ações de saúde a quem precisa. Atividades como a campanha Março Lilás reforçam os esforços da gestão estadual de cuidar das mulheres maranhenses e os atendimentos das unidades móveis expandem nossa rede de cuidados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A unidade móvel oferece diariamente 30 exames de mamografia e 120 preventivos. Para fazer o exame preventivo é necessário não estar menstruada, não ter tido relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes dos exames; não usar duchas ou cremes vaginais nos dois dias anteriores a consulta. Para o atendimento, a usuária deve apresentar o cartão do SUS, cópia da identidade e comprovante de residência.

O médico obstetra da Maternidade Benedito Leite, Felipe Bryaon, alerta para prevenção do câncer do colo do útero. “A mulher pode desenvolver o câncer de colo do útero se tiver relações sexuais desprotegidas. O único método que previne o contato com este microorganismo é o preservativo. Sexo seguro é sexo com camisinha. Existem métodos hormonais que evitam a gravidez, mas eles não impedem a infecção do vírus HPV”, orientou.

Atendimento

Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o atendimento na unidade móvel será das 8h às 17h. No sábado (30), a ação será realizada das 8h às 12h. A entrega dos resultados será efetuada em 30 dias, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação