O Portal de notícias e conteúdo do Maranhão e da Sua Cidade. TV Cidade / Record MA.

Celulares analógicos deixarão de funcionar em 2017

Compartilhar
Celulares analógicos deixarão de funcionar em 2017

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou nessa segunda-feira (19) no Diário Oficial da União uma resolução que oficializa em 30 dias o prazo para que as operadoras de telefonia móvel desliguem o sinal analógico para equipamentos que operam nas frequências de 800 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.100 MHz.

Até hoje o sinal é utilizado em telefonia, principalmente na zona rural. Mas após o decreto da Anatel, as operadoras devem garantir que sua base seja 100% digital a partir de 19 de janeiro.

As empresas, por outro lado, estão avaliando a dimensão da alteração, apesar de terem um baixo número de terminais analógicos em funcionamento. A última mensuração, de 2012, marcava três mil clientes. A partir de agora, as empresas deverão resolver o problema dos clientes que vão perder a conexão.

De acordo com a Anatel, a medida é definitiva e importante para melhorar a eficiência no uso do espectro da frequência. A quantidade de dados que pode ser transmitida pelo sinal digital é maior que a do sistema analógico, dentro da mesma faixa. Houve, inclusive, uma consulta pública da agência quanto ao novo regulamento de uso de radiofrequências.

A decisão de encerrar serviços analógicos ocorreu dentro do circuito deliberativo da Anatel na semana passada, ressaltando as contribuições recebidas pelo órgão regulador.

Participe da redação

Viu um congestionamento, um buraco na via ou tem uma dica? A redação apura.

Colabore com a redação